Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

C.E. Almirante Tamandaré

Fotos: Marcia Costa / Seeduc - RJ 
Alunos visitam exposição de Arte Contemporânea
Encontro aconteceu no Parque Lage


Os estudantes do C.E. Almirante Tamandaré, em Japeri, tiveram um dia de aula atípico. Alunos da 2ª série do Ensino Médio visitaram diversas exposições de Arte Contemporânea, no Parque Henrique Lage, no bairro do Jardim Botânico, na última quarta-feira (06/08).

Acompanhados das professoras Peter Jean Cohen, de Arte, e Maria Aparecida da Costa, de Língua Portuguesa, os discentes puderam conhecer as obras fixas do parque e também explorar as exposições transitórias.

O objetivo da visita é promover aos alunos um novo olhar diante da arte e, assim, desenvolver novos trabalhos para a 3ª Mostra de Arte Contemporânea, que será realizada no mês de outubro.

Há 11 anos, a professora Peter Cohen desenvolve no colégio uma oficina de artes, batizada de Multiarte, na qual inscreve os alunos em diversos concursos nacionais e internacionais. Inclusive, por meio dessa iniciativa, duas obras produzidas pelos estudantes estão expostas na China e na República Tcheca. Para a docente, a escola é um espaço multiplicador de conhecimento.

- Eles precisam ter contato com a arte e entender que ela está além dos muros da escola, da teoria e das fotografias, - destacou a professora.

Na ocasião, os estudantes também participaram de uma pequena oficina, ministrada pelos funcionários da Escola de Arte Visuais, para perceberem a importância de manter o Parque conservado. 

Lucas Araújo                                                                              
 Para o aluno, Lucas Araújo, a visita foi uma oportunidade de ver que a arte está presente em todo lugar.

- Essa visita despertou em mim um olhar mais crítico diante de várias formas artísticas. Aqui, vi obras maravilhosas e percebi que a beleza está nos olhos de quem vê, - falou.

A professora Maria Aparecida da Costa destacou a importância do educador como um protagonista na transformação do conhecimento. 

- Nosso trabalho como professor é orientar e promover oportunidades. Essa experiência mostrou a importância e a diferença que atitudes como essa podem fazer na vida de um aluno, - disse.

Joyce Lopes                                                                               
 Com 17 anos, Joyce Lopes ressaltou a importância de participar de visitas como estas.

- Nesse encontro pude observar outras técnicas de se fazer arte, além da fotografia e pintura, que já pratico, - concluiu a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário