Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 16 de agosto de 2014

Desenvolvimento da Coreia do Sul

o USP Online
A Coreia do Sul é comumente citada como um exemplo de sucesso. Em apenas quatro décadas, a política econômica implantada no país asiático transformou um dos países agrários mais pobres do mundo, na década de 1950, em um dos mais ricos e industrializados no final dos anos de 1980. Considerada uma das nações mais igualitárias do mundo, sua renda per capita supera os US$ 25 mil. Para explicar como aconteceu esse “milagre” de crescimento e desenvolvimento econômico, o professor de Negócios Internacionais da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Gilmar Masiero, lançou o livro Coreia do Sul – Políticas industriais, comerciais e de investimentos, pela Juruá Editora, com a colaboração dos pesquisadores coreanos Jo Hee-moon, Jung Seung-won e Kim Won-ho.
Gilmar Masiero estuda há vários anos fenômenos econômicos e administrativos do Leste Asiático, mais especificamente do Japão, Coreia do Sul e China. Foi professor visitante em importantes centros de pesquisa americanos e asiáticos como David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, IDE – Institute of Developing Economics, no Japão, e KIEP – Korean International Economic Policy, na Coreia do Sul. Além das atividades acadêmicas, Masiero participou de várias reuniões bilaterais desenvolvidas no âmbito da Comissão Brasil-Coreia para o século 21, criada quando da visita do presidente Kim Young-sam ao Brasil em 1996.
“Esse trabalho visa contribuir para ampliar o conhecimento dos brasileiros sobre aquela experiência de rápido desenvolvimento econômico via crescente e consistente industrialização do país, coordenada por um governo gestor e um setor privado empreendedor”, define o professor Masiero.
Da Assistência Técnica de Comunicação e Desenvolvimento da FEA
Mais informações: site http://fea.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário