Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 16 de agosto de 2014

Instituto Tomie Ohtake tem obras do Museu Paulista


Do USP Online
O Instituto Tomie Ohtake expõe entre 16 de agosto e 5 de outubro duas obras do Museu Paulista (MP) da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, na exposição História Mestiças. As telas “Fundação de São Vicente” e “Baiana” foram emprestadas especificamente para o evento.
A tela “Fundação de São Vicente” é uma das pinturas históricas de Benedito Calixto, considerado como um pintor-historiador, que deixou de legado não só a produção pictórica como suas pesquisas e textos históricos. A pintura representa os personagens como Martim Afonso de Souza e João Ramalho, juntamente com um grupo de indígenas, cada qual com a vestimenta e adornos representando uma tribo e a flecha quebrada simbolizando a paz. Desta pintura existem estudos de pequenas dimensões e o Museu Paulista ficou com esta obra final em grandes dimensões.
Já a tela “Baiana” não tem autor conhecido, mas é muito requisitada para exposições não só nacionalmente, como no exterior. A obra foi apresentada em Bruxelas (Bélgica), na exposição Europália em 2011/2012, na qual foi o Brasil representado por acervos de várias instituições. Chama sempre atenção dos observadores a vestimenta e principalmente as joias representadas na obra.
A exposição é gratuita e aberta ao público. O Instituto Tomie Ohtake funciona de terça a domingo, das 11 às 20 horas. O Instituto fica na rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo.
Mais informações: (11) 2245-1900, no Instituto Tomie Otake

Nenhum comentário:

Postar um comentário