Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Iniciativa atende escolas públicas de Piracicaba

Cerca de 60 professores, de 15 escolas estaduais de Piracicaba participam, até a próxima sexta-feira, 15 de agosto, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, de mais uma etapa do projeto Ensino médio, biocombustíveis e meio ambiente.
Kits resgatam a atividade de iniciação científica nas escolas
 
A atividade é uma iniciativa realizada pelo Programa Ponte, um grupo de extensão da Esalq e que teve início no segundo semestre de 2013, quando o projeto foi aprovado pela Finep, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). Nesta etapa, os professores integram um curso de capacitação para utilização de kits didáticos e laboratoriais que serão repassados às escolas com intenção de incrementar o estudo sobre a produção do etanol, do biodiesel, do biogás e do carvão vegetal.
“Para que esses kits não sejam simplesmente entregues nas escolas, então realizamos essa capacitação para que os professores possam utilizá-los em suas disciplinas”, conta Mariana Luzia Bettinardi, gestora ambiental e uma das coordenadoras do projeto. Segundo Mariana, os kits são interdisciplinares e são compostos por jogos, roteiros didáticos e ferramentas de laboratório. “Os kits permitem a realização de atividades integradas, explorando, por exemplo, conceitos de Geografia, História, Química, Biologia, Física, ou mesmo Arte e Sociologia, porque são discutidos tanto os métodos de produção quanto os impactos sociais, questões éticas e de valores.”
Marly Marsulo, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico de Ensino da Área de Biologia, da Diretoria de Ensino de Piracicaba participou do curso de capacitação e apontou a necessidade de realizar uma atividade de formação com professores e alunos. “É fundamental essa atividade para que o projeto tenha continuidade mesmo depois da intervenção do Programa Ponte.”
Sobre os kits, a coordenadora enfatiza a possibilidade de resgatar a iniciação científica. “A ideia de trabalharmos com kits laboratoriais resgata a atividade de iniciação científica nas escolas. A partir do material visual, que facilita a compreensão do processo de produção de biocombustíveis, será possível estimular questionamentos e quem sabe a geração de novas pesquisas. Essa ferramenta sem dúvida abre novas possibilidades de conhecimento e integração entre as áreas, tanto que participam dessa atividade professores de todas as áreas.”
Projeto
O projeto Ensino médio, biocombustíveis e meio ambiente é uma parceria entre USP, Finep, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Diretoria de Ensino de Piracicaba. Na Esalq, a supervisão é do professor Antonio Carlos de Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo (LSO). Na execução, o Programa Ponte conta também com os serviços da Iandé Educação e Sustentabilidade, entidade responsável pelo desenvolvimento de kits pedagógicos e laboratoriais.
Após o curso, o material será entregue às escolas e, nos meses de setembro, outubro e novembro, ocorrerá a implementação dos kits nas escolas. Na ocasião, o Programa Ponte e profissionais da Iandé testarão a ferramenta com uma turma de cada escola. “Essa vivência permitirá que os estudantes e professores se apropriem finalmente do material e possam aprimorar atividades inseridas em suas disciplinas”, finaliza Mariana.
Foto: Gerhard Waller / Assessoria de Comunicação da Esalq
Mais informações: email caioalbuquerque@usp.br, com Caio Albuquerque

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