Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Diretoria Regional Baixadas Litorâneas


Professores da participam de oficina de Matemática

Na última semana (de 4 a 8/08), professores dos municípios de Saquarema, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, Araruama, Cabo Frio, Maricá e Niterói participaram em algumas escolas da região de uma oficina de Matemática. A atividade foi promovida pela Diretoria Regional Baixadas Litorâneas, em parceria com a Superintendência de Avaliação e Acompanhamento (SUPAA) da Seeduc. A proposta é que o projeto-piloto seja replicado para as demais Diretorias Regionais.

Com objetivo de promover subsídios para a melhoria do ensino e, consequentemente, melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos na disciplina, os professores Walter Soares, Saladino Corrêa e Ana Paula Costa, membros da SUPAA, percorreram municípios e se reuniram com outros docentes. A iniciativa foi destinada aos professores da 1ª série do Ensino Médio, mas os organizadores pretendem estender a programação às outras séries do EM e também ao Ensino Fundamental.

Os educadores que participaram da oficina tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e métodos pedagógicos; criaram propostas sobre diferentes temas relativos ao ensino da Matemática; e discutiram sobre habilidades e itens das avaliações do Saerjinho - sistema de avaliação bimestral aplicado pela Seeduc que visa elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual - e, também, sobre o Currículo Mínimo, que visa contemplar todos os conhecimentos importantes para que o aluno tenha uma formação completa.

Segundo o professor e palestrante, Walter Soares, a programação atendeu às expectativas, e as propostas apresentadas foram bem recebidas pelos educadores.

- Além de estabelecer uma aproximação entre os professores da rede e a Diretoria de Acompanhamento do Desempenho Escolar, nossa ideia foi voltada para melhorar o desempenho dos alunos na disciplina- disse.

A oficina gerou em cada professor presente o desejo de participar periodicamente de outros projetos.

Segundo a educadora Renata Reis, que leciona no Colégio Estadual Miguel Couto, em Cabo Frio, o evento foi importante para que os professores da rede, a partir do conteúdo exposto na oficina, analisassem o que é necessário para desenvolver soluções para aprimorar o ensino da disciplina de Matemática nas salas de aula. A professora enfatizou, ainda, sua vontade de participar de outros encontros.

- Eu gostei muito do projeto. Os palestrantes expuseram bem o que eles se propuseram a fazer e despertaram em nós, docentes, a vontade de participar de outros encontros como esse – destacou.

Reconhecendo a programação como uma importante oportunidade de aprendizagem mútua, interação e aproximação entre professores e a sede, a Regional Baixadas Litorâneas, por meio da Coordenação da Superintendência de Avaliação e Acompanhamento, já confirmou que dará continuidade à oficina, atendendo, assim, aos resultados positivos obtidos no evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário