Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Intercâmbio Brasil - Estados Unidos

Workshop Internacional
Liderança para a Transformação da Educação Básica foi tema do encontro

O Ciep 117 - Carlos Drummond de Andrade sediou o Seminário Internacional Intercâmbio Brasil – Estados Unidos, nesta quinta-feira (14/08), no município de Nova Iguaçu. O colégio, que oferece Ensino Médio Intercultural, reuniu diretores Regionais e gestores de unidades escolares para debaterem o tema “Liderança para a Transformação da Educação Básica”. A proposta foi a de trocar experiências e debater métodos mais eficazes para uma melhor qualidade do ensino.

O projeto foi idealizado por Pierre Orbe, diretor da Talent Unlimited High School , em Nova Iorque. O educador já esteve no Brasil em 2013 para participar do intercâmbio promovido pelo Prêmio Gestão Escolar. O PGE  é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro.

- No ano passado, percebi como os diretores e professores brasileiros se mobilizavam junto à comunidade. Entendi que as escolas não funcionavam apenas de técnicas e modelos prontos, mas sim como uma família -, destacou o docente.

O seminário também contou com a participação de uma equipe pedagógica que veio dos Estados Unidos, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro e o Consulado Americano. O encontro foi divido em quatro oficinas, com os seguintes temas:  Coaching e feedback como estratégias de crescimento profissional; Possíveis caminhos para o desenvolvimento de lideranças compartilhadas com a comunidade; Atendimento instrucional aos alunos e Fortalecimento da utilização dos meios de comunicação social.

Na ocasião, os diretores puderam trocar e dividir suas experiências pedagógicas, além de acumular conhecimento para desenvolver bons trabalhos juntos às escolas.

Para a diretora geral do C.E. Caetano Belloni, Celanira Velasques, o evento mostrou que é possível transformar o gestor em um grande líder, e assim, mobilizar toda a escola com boas práticas pedagógicas.

- Encontros como esse são fundamentais para nos cercar de boas ideias e expor nossas experiências como gestores de educação. O caminho para um ensino de mais qualidade é o aprimoramento e compartilhamento do conhecimento, - declarou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário