Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

C. E. Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca


  Projeto de Leitura da Escola
Atividade contará com palestras, apresentações de sarau e concurso de poemas

Uma aula diferente está movimentando os alunos do Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca, em Sepetiba, nesta sexta-feira (29/08). Desde o turno da manhã, eles participam do “Projeto de Leitura da Escola – Formando hoje, o cidadão de amanhã”, que tem o objetivo de incentivar os alunos a ler e escrever cada vez mais e melhor.

Durante a atividade, o artista plástico Rafael Monteiro ministra palestra sobre seu livro “A percepção estética”, contando sobre a sua experiência no processo de criação de textos, ilustrações e histórias em quadrinhos. Monteiro, que já teve ilustrações publicadas em revistas de arte e história; foi editor gráfico da revista Guarda Chuva e desenvolveu trabalhos para empresas multinacionais, está entusiasmado com o projeto. É a segunda vez que ele visita a unidade escolar e compartilha seu conhecimento com os jovens.




- Estou muito animado com a oportunidade de falar aos alunos sobre o prazer de ler e escrever. Além disso, vou poder mostrar que o processo de criação de textos é muito interessante -, disse Rafael, que também atua na Assessoria de Comunicação da Seeduc.

A iniciativa partiu da professora da sala de leitura, Valéria Queirós, que realiza o evento há um ano. Para ela, uma das coisas mais importantes desse tipo de projeto é ver que seus alunos têm muito mais interesse por obras literárias.

- Hoje, vejo que os alunos deixam a sala de leitura cheia, sempre querem livros. Isso é muito gratificante pois sei que a leitura vai torná-los cidadãos melhores -, falou.

Além do palestrante Rafael, a escola receberá a escritora de livros infanto-juvenis, Rita Meno, e contará com apresentações de sarau produzidas pelos estudantes, concurso de poemas entre as turmas da unidade e debate sobre curtas que serão exibidos.

A diretora-adjunta da unidade,  Laura Augusta da Silva, não esconde sua satisfação.

- Nossos alunos estão animados e eu estou muito satisfeita. Sinto que o projeto de leitura ajuda, inclusive,  a elevar a autoestima dos jovens. Eles se sentem valorizados e isso faz com que melhorem seu desempenho, - destacou, orgulhosa.

Fotos: Marcia Costa/ Seeduc- RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário