Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CE Infante Dom Henrique



Curso em Hospedagem capacita alunos para o mercado de trabalho


Quando se matriculou no curso de Hospedagem do Colégio Infante Dom Henrique, em 2011, a estudante Gabrielly Melo tinha um objetivo: Trabalhar em um dos grandes eventos que o Rio de Janeiro sediará até 2016. A estratégia deu certo. No ano passado, a jovem atuou como guia turística na Jornada Mundial da Juventude.
       
Gabrielly Melo                          
 
- Entrei na jornada como voluntária. Graças à experiência adquirida na escola, pude atuar como guia na Paróquia da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca. Foi uma oportunidade maravilhosa. Acompanhei turistas de várias nacionalidades à igreja que é toda folheada a ouro. Coloquei em prática muita coisa que aprendi em sala de aula – disse entusiasmada a aluna da 3ª série, que fala Inglês e Mandarim.

Localizado em Copacabana, um dos bairros que recebem mais turistas no mundo, a unidade escolar oferece o Ensino Médio Integrado ao técnico de Hospedagem. O curso faz parte do programa Dupla Escola da Seeduc cujo principal objetivo é manter o adolescente do Ensino Médio em jornada integral na escola.

A proposta pedagógica tem como intuito a formação de profissionais que atuem na recepção e governança em meios de hospedagem; exerçam atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercialização e marketing de produtos turísticos, além da realização de reservas.


Lucas Cardoso da Silva                                                              
Lucas Cardoso da Silva, de 19 anos, que concluiu o curso em 2012, já colhe os louros da profissão. Desde fevereiro, está empregado no Tropical Barra Hotel, onde recebeu muitos turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo. Antes, ele trabalhou no Posto de Informações Turísticas, também na Barra da Tijuca.

-No primeiro momento, optei pelo técnico porque sabia que seria mais fácil arranjar um emprego, logo que terminasse o Ensino Médio. No decorrer do curso de Hospedagem, fui me interessando pela área. O Infante Dom Henrique me deu uma base sólida. Hoje, no hotel, eu aplico a teoria que aprendi lá à prática – resumiu Lucas, que planeja, até as Olimpíadas de 2016, atuar em uma grande rede hoteleira.

Professora do colégio, desde 2008, a turismóloga Waldete Gomes de Alcântara diz que o setor está aquecido em decorrência de o Rio sediar tantos eventos importantes até 2016.  Ela lembra que além dos hotéis, há muitas oportunidades de emprego na área, com destaque para o turismo receptivo nos cruzeiros, que cada vez mais aportam na cidade.

Não podemos nos esquecer que o ramo de turismo carece de um profissional completo. Aqui, preparamos o aluno para receber pessoas. Ao longo dos três anos, eles estudam o mercado turístico, aprendem a organizar eventos e recreações, além de utilizarem técnicas de serviços em recepção e governança. Hoje, há vagas em hospitais, restaurantes, salas VIPs de aeroportos e eventos, por exemplo. – enfatizou a docente. 
Diego Lemos                                                                              
 Diego Lemos, que também cursa a 3ª série de Hospedagem, optou pela modalidade porque queria ter uma experiência profissional, antes mesmo de se formar na universidade. O futuro Chef - ele prestará vestibular para a faculdade de Gastronomia – diz que a escola superou as suas expectativas.

- Como eu quero trabalhar no setor de bares e restaurantes, fiz a opção pelo curso. Na disciplina de Operações em Alimentos e Bebidas, por exemplo, já tive uma noção de como é o negócio – comentou Diego.

Com o objetivo de capacitar ainda mais os alunos, o colégio oferece, duas vezes por semana, aulas livres de Mandarim, Turco e Espanhol. De acordo com a grade do curso de Hospedagem, eles devem estudar uma língua estrangeira obrigatória e uma optativa. Para a diretora Heloísa Martins, essa é uma oportunidade única para os alunos.

- Os cursos em Mandarim e Turco serão um diferencial na carreira deles. Quem trabalha na área de hospedagem e/ou turismo tem de conhecer culturas diferentes. Eles estão muito entusiasmados com as classes dessas línguas milenares – disse a diretora.

Os interessados em participar do novo processo seletivo para as escolas de Ensino Médio Integrado da Secretaria de Estado de Educação já podem realizar inscrição no site da Seeduc (www.rj.gov.br/web/seeduc) ou no Conexão Aluno (www.conexaoaluno.rj.gov.br), até o dia 19 de setembro. A oferta é de 1.398 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio Regular.

Fotos: Marcia Costa – Seeduc/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário