Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Programa Jovens Turistas




Alunos do C.E. Dr. Antônio Fernandes, em Miguel Pereira, são premiados 
Escola teve maior crescimento em relação à avaliação anterior do Saerjinho

O fim de semana foi diferente para 50 alunos do Colégio Estadual Doutor Antônio Fernandes, localizado no município de Miguel Pereira, Região Centro-Sul Fluminense. Os jovens ficaram hospedados em hotel e visitaram pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, aprendendo mais sobre a cultura, a história e a arte carioca. O prêmio foi conquistado graças ao avanço da unidade nas notas do Saerjinho no segundo bimestre. Foi o maior crescimento em todo o estado, comparando-se à avaliação anterior.

Depois que os alunos fizeram check in no hotel, na sexta-feira (15/08), seguiram para a primeira parte da programação cultural. De início, conheceram a Banda Sinfônica e o Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, visitaram as exposições do Museu de Arte Moderna (MAM) e, finalizando o primeiro dia, assistiram à peça teatral Meu Deus, no Teatro dos Quatro, localizado na Gávea. Já durante o fim de semana, os estudantes conheceram o Forte de Copacabana, a praia do Arpoador, o Cais do Valongo, o Jardim Suspenso, a Pedra do Sal, o Museu de Arte do Rio (MAR), entre outros locais.



Para a diretora geral da unidade escolar, Lílian de Carvalho Ribeiro, o resultado obtido é fruto do esforço dos alunos e da união de toda equipe pedagógica.

- Essa conquista é mérito dos nossos alunos e de toda a equipe escolar, que acreditou e se uniu para superar o resultado anterior, que não foi tão positivo. Isso mostra que quando queremos e acreditamos, podemos conseguir. Basta dedicação e esforço. – destacou.

Thâmisa Afonso                                                                                             
 A aluna da 3º sério do Ensino Médio do CE Dr. Antônio Fernandes, Thâmisa Afonso, 17 anos, explica que os colegas ficaram na expectativa pelo resultado da avaliação.

- Nos dedicamos demais ao Saerjinho. Ficamos ansiosos para saber o resultado. A gente cobra até dos nossos colegas para que toda a escola tenha um resultado positivo. E agora estamos aqui, aproveitando o que conquistamos. A turma está muito feliz. – disse.
Thallis Reis                                                 
 De acordo com Thallis Reis, 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio do CE Dr. Antônio Fernandes, essa premiação serve de exemplo para todos os outros alunos do colégio.

- Muitos colegas queriam viajar com a gente. E isso vai servir de estímulo para que todos estudem cada vez mais. Se depender de mim, essa será a primeira de muitas viagens. – sorriu.

Encerrando as viagens do 2º bimestre, no próximo dia 29 de agosto, será a vez dos alunos do Colégio Estadual Cel. Sérgio José do Amaral, localizado em Magé, Região Metropolitana do Rio. A escola foi a segunda que mais avançou na nota do Saerjinho.
Nesta edição, o Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave) foi a primeira escola a ser contemplada com o programa. A unidade escolar, só neste ano, já atingiu, por duas vezes seguidas, a melhor nota de toda a rede estadual.

O Programa
O programa Jovens Turistas, criado em 2009, contempla alunos do Ensino Médio dos três colégios vencedores nas provas de Português e Matemática do Saerjinho, que ajuda a avaliar e melhorar a qualidade do ensino. Além disso, estimula a participação dos estudantes no exame bimestral. Desde a sua criação, já premiou 3.500 alunos de 78 escolas de todo o estado.

Sobre o Saerjinho
O objetivo do Saerjinho é identificar deficiências educacionais que, além de corrigidas, servem como base de avaliação para a Secretaria de Educação. A partir do resultado, as escolas podem adotar o reforço escolar, elaborar material pedagógico diferenciado e participar dos programas de formação continuada para professores. Além disso, a prova é fundamental para que os educadores possam elaborar estratégias pedagógicas para melhor alcançar as metas da escola no fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário