Dupla
Escola vai oferecer atividades focadas em Ciências Exatas e
proficiência em inglês e mandarim; salas Sesi e jogos matemáticos já
atendem mais de cem escolas
Atenta
à importância que as Ciências Exatas – que reúne disciplinas como
Física, Matemática e Química – representam para a formação de seus
alunos, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a
Universidade de Hebei, da China, cria mais uma unidade do programa Dupla
Escola na rede estadual de ensino. A escola, situada em Niterói, vai
oferecer, em dupla jornada, Ensino Médio Regular com a proposta de
promover a formação integral do aluno, aliando os ensinamentos dessa área ao aprendizado de Inglês e Mandarim. No final de três anos, o aluno terá desenvolvido habilidades na área de Exatas e proficiência nos dois idiomas.
Tais
objetivos deverão ser atingidos por meio de ações pedagógicas formais e
não formais que vão contribuir para o aprendizado das línguas
estrangeiras, uma necessidade real para profissionais de diversas áreas
em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O
curso, que tem como eixo integrador o desenvolvimento de atividades
direcionadas para o aprendizado das Ciências Exatas, vai ainda conjugar a
Estatística e a Computação na utilização de modelos existentes para o
desenvolvimento de produtos e processos e na busca de soluções para os
problemas da rotina diária dos alunos.
A
partir da parceria com a Universidade de Hebei, instituição
responsável pelo apoio na efetivação dessa proposta pedagógica
inovadora, e com a implementação do novo curso, serão promovidas
oportunidades de intercâmbio entre professores e alunos do Brasil e da
China.
Já
em andamento, outra iniciativa que visa tornar o ensino da Matemática
mais atraente para os alunos da rede é o projeto que abrange a criação
das salas e a disponibilização de jogos matemáticos em diversas escolas
de diferentes regiões do Estado. Essa parceria com a Firjan foi
lançada em 2012 e propõe, por meio de metodologia que associa modernas
práticas educacionais a recursos tecnológicos, como “games online”,
melhorar o desempenho dos alunos nessa disciplina. Hoje, as duas versões
do projeto estão em mais de cem escolas da rede com cerca de duzentos
professores já capacitados para atuar no projeto.
Como
são os principais agentes de transformação no aprendizado, a formação
desses professores pretende atualizar e incentivar a adoção de
atividades que contribuam para o desenvolvimento dos seus alunos. A
formação, oferecida de forma presencial e à distância, tem coordenação
pedagógica do SESI do Rio e contempla 13 módulos que cobrem todo o
conteúdo do Ensino Médio do currículo nacional do MEC.
As salas Sesi são equipadas com lousas digitais, laptops, projetor, quadro branco, mobiliário
adequado e com o kit Sesi Matemática, composto pelos jogos digitais,
materiais concretos, manual do docente e bibliografia básica.
Nos “games online”, além dos jogos, propriamente ditos, a plataforma oferece 60 mil questões sobre a disciplina. O conteúdo está disponível em ambiente web, podendo
ser acessado de qualquer lugar, a todo momento. Os professores, que
participam de curso de formação para trabalho no projeto, podem
acompanhar a evolução dos estudantes de forma integrada e em tempo real.
O material foi desenvolvido pela empresa inglesa Mangahigh, com a
metodologia SESIeduca, do Sesi do Rio, que são atualizadas a cada ano,
sempre em português.
O
objetivo da Seeduc e da Firjan é ampliar a parceria para os próximos
anos, incluindo mais escolas no programa e ampliando o número de
professores nos cursos de formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário