Ação foi criada em celebração a Semana de Deficiência
Dando
início aos debates sobre a Semana da Deficiência, que acontece entre os
dias 21 e 28 de agosto, o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado
(Napes), da Diretoria Regional Metropolitana IV, está promovendo, neste
período, um seminário sobre a educação inclusiva. A ação é destinada a
professores, coordenadores pedagógicos e alunos que pretendem seguir
alguma carreira profissional voltada a esta área.
A
abertura da semana de palestras aconteceu ontem (21/08), no auditório
do Instituto de Educação Sara Kubitschek, em Campo Grande. Após uma
palavra especial do diretor regional Pedagógico da Metro IV, Marcelo
Santos, e da coordenadora do Napes, Viviane Dória, estudantes com
deficiência visual da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual
Albert Sabin, também em Campo Grande, abriram a programação com uma
apresentação musical. A voz e o violão de Jeanderson Raposo, de 20 anos,
foram acompanhados pelo cajón de Marcio da Costa, de 16.
Jeanderson, antes de cantar, deu uma breve palavra sobre a sala de recursos multifuncionais do colégio em que estuda.
-
Na sala de recursos, nós aprendemos um princípio de sabedoria que
significa reconhecer as diferenças. Ninguém é igual, e nós somos
diferentes – comentou.
Jeanderson
e Marcio entoaram canções escritas por eles mesmos. As letras
mesclavam, com muito bom humor, o cotidiano dos jovens com necessidades
especiais da escola, o dia a dia na sala de aula e as adversidades
enfrentadas. Os estudantes também cantaram o hino que criaram para os
discentes do colégio que possuem necessidades especiais: “Na vida eu sou
um vencedor e nada pode me calar. Minha nação nunca desiste e essa
marca eu vou honrar”.
Após
a apresentação musical da dupla, os participantes da palestra tiveram a
oportunidade de conhecer a história de Aline Antunes, de 22 anos. A
aluna do Colégio Estadual Albert Sabin é portadora de paralisia cerebral
e, em um depoimento que emocionou todos os presentes, falou sobre sua
vida e seus sonhos.
-
Eu sempre quis estar em uma escola. Meu sonho era estudar e eu
encontrei a instituição certa para mim. Eu amo estar lá. Eu estou no
Ensino Médio e isso é uma conquista muito grande. Esse sonho é real, eu
estou conseguindo. Eu quero ser psicóloga e assistente social e vou
conseguir – contou.
Dando
continuidade à programação, as professoras Márcia Valéria, do Ciep 225 -
Mário Quintana; Nilceia Santos, do Ciep 432 - Alberto Cavalcanti; e
Virginia de Carvalho, do Ciep 433 - Togo Renan Soares Kanela - docentes
membros do AEE (Atendimento Educacional Especializado) – palestraram
sobre a educação inclusiva. O cuidador José Carlo de Oliveira, de 19
anos, estudante de Pedagogia, dialogou sobre o papel do monitor em sala
de aula. Após as palestras, aconteceram, paralelamente, oficinas de
deficiência visual e de deficiência auditiva.
O
seminário de Educação Inclusiva segue com uma programação especial até o
dia 28 de agosto, dia em que se encerra a Semana Estadual da Pessoa com
Deficiência.
Sobre a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)
A
SRM é um espaço organizado em escolas para a realização do Atendimento
Educacional Especializado (AEE). Nele é possível compreender e
investigar processos cognitivos, sociais e emocionais, e, através disso,
superar as dificuldades de aprendizagem e desenvolver diferentes
possibilidades para os estudantes com necessidades especiais.
Atualmente,
na área atendida pela Diretoria Regional Metropolitana IV, 75 escolas
possuem alunos incluídos nas classes regulares. Essas instituições
atendem 332 jovens com deficiência: 50 deficientes visuais ou cegos; 75
deficientes auditivos ou surdos; 114 deficientes físicos; 61 deficientes
intelectuais; 16 deficientes múltiplos; e 14 portadores de Transtorno
Global do Desenvolvimento (Autismo, Síndromes e Transtorno
Desintegrativo da Infância).
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