Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Rede estadual de ensino

                       Seminário de Educação Inclusiva
Ação foi criada em celebração a Semana de Deficiência

Dando início aos debates sobre a Semana da Deficiência, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes), da Diretoria Regional Metropolitana IV, está promovendo, neste período, um seminário sobre a educação inclusiva. A ação é destinada a professores, coordenadores pedagógicos e alunos que pretendem seguir alguma carreira profissional voltada a esta área.

A abertura da semana de palestras aconteceu ontem (21/08), no auditório do Instituto de Educação Sara Kubitschek, em Campo Grande. Após uma palavra especial do diretor regional Pedagógico da Metro IV, Marcelo Santos, e da coordenadora  do Napes, Viviane Dória, estudantes com deficiência visual da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Albert Sabin, também em Campo Grande, abriram a programação com uma apresentação musical. A voz e o violão de Jeanderson Raposo, de 20 anos, foram acompanhados pelo cajón de Marcio da Costa, de 16.

Jeanderson, antes de cantar, deu uma breve palavra sobre a sala de recursos multifuncionais do colégio em que estuda.

- Na sala de recursos, nós aprendemos um princípio de sabedoria que significa reconhecer as diferenças. Ninguém é igual, e nós somos diferentes – comentou.

Jeanderson e Marcio entoaram canções escritas por eles mesmos. As letras mesclavam, com muito bom humor, o cotidiano dos jovens com necessidades especiais da escola, o dia a dia na sala de aula e as adversidades enfrentadas. Os estudantes também cantaram o hino que criaram para os discentes do colégio que possuem necessidades especiais: “Na vida eu sou um vencedor e nada pode me calar. Minha nação nunca desiste e essa marca eu vou honrar”.

Após a apresentação musical da dupla, os participantes da palestra tiveram a oportunidade de conhecer a história de Aline Antunes, de 22 anos. A aluna do Colégio Estadual Albert Sabin é portadora de paralisia cerebral e, em um depoimento que emocionou todos os presentes, falou sobre sua vida e seus sonhos.

- Eu sempre quis estar em uma escola. Meu sonho era estudar e eu encontrei a instituição certa para mim. Eu amo estar lá. Eu estou no Ensino Médio e isso é uma conquista muito grande. Esse sonho é real, eu estou conseguindo. Eu quero ser psicóloga e assistente social e vou conseguir – contou.

Dando continuidade à programação, as professoras Márcia Valéria, do Ciep 225 - Mário Quintana; Nilceia Santos, do Ciep 432 - Alberto Cavalcanti; e Virginia de Carvalho, do Ciep 433 - Togo Renan Soares Kanela - docentes membros do AEE (Atendimento Educacional Especializado) – palestraram sobre a educação inclusiva. O cuidador José Carlo de Oliveira, de 19 anos, estudante de Pedagogia, dialogou sobre o papel do monitor em sala de aula. Após as palestras, aconteceram, paralelamente, oficinas de deficiência visual e de deficiência auditiva.

O seminário de Educação Inclusiva segue com uma programação especial até o dia 28 de agosto, dia em que se encerra a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Sobre a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)
A SRM é um espaço organizado em escolas para a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nele é possível compreender e investigar processos cognitivos, sociais e emocionais, e, através disso, superar as dificuldades de aprendizagem e desenvolver diferentes possibilidades para os estudantes com necessidades especiais.

Atualmente, na área atendida pela Diretoria Regional Metropolitana IV, 75 escolas possuem alunos incluídos nas classes regulares. Essas instituições atendem 332 jovens com deficiência: 50 deficientes visuais ou cegos; 75 deficientes auditivos ou surdos; 114 deficientes físicos; 61 deficientes intelectuais; 16 deficientes múltiplos; e 14 portadores de Transtorno Global do Desenvolvimento (Autismo, Síndromes e Transtorno Desintegrativo da Infância). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário