Ação faz parte do programa de intercâmbio de diretores do Brasil e EUA
Na manhã de
terça-feira (12/08), a Secretaria de Estado de Educação realizou o
Seminário Internacional de Gestão Escolar 2014, no auditório do Colégio
Estadual Chico Anysio, na Tijuca. O encontro contou com a presença do
diretor David Walter Moody, da World Language Academy, de Flowery
Branch, Georgia.
O
seminário faz parte do Programa Brasil- Estados Unidos de Intercâmbio
de diretores escolares, do Prêmio Nacional de Referência em Gestão
Escolar, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação
(Consed), em parceria com a embaixada americana. Desde a última
terça-feira (05/08), o diretor David Walter Moody participou de diversas
atividades com membros da Secretaria, dentre elas, visita à unidades
escolares da rede estadual.
Maria Minerva de Medeiros destacou importância do seminário |
Na
abertura do encontro, a superintendente de Gestão das Regionais
Pedagógicas da Seeduc, Maria Minerva de Medeiros, falou sobre a
importância do seminário, como um meio de troca e diálogo de ações que
podem ser aplicadas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
-
É um momento especial de troca de experiências, que estimula a melhoria
da qualidade de ensino dos países. O diretor americano mostrará a
política educacional desenvolvida na sua escola e levará com ele as boas
práticas desenvolvidas aqui – disse.
Na
ocasião, o diretor americano compartilhou suas experiências
educacionais e o método de ensino da escola em Georgia. A unidade atende
alunos de cinco a 14 anos, e trabalha com o programa Imersão de
Idiomas, onde o estudante aprende em duas línguas: Inglês e Espanhol.
Além disso, o local oferece aulas de dança, arte, música e culinária.
-
Nós somos a única escola do estado de Georgia em que o espanhol é o
idioma dominante. O nosso objetivo é desenvolver a fluência e a
alfabetização em inglês e espanhol. Por isso, nossos professores de
língua espanhola estudaram em países dominantes do idioma. O aluno
torna-se bilíngue naturalmente, de forma passiva - contou.
Ele
destacou ainda a semelhança do ensino da World Language Academy com o
Programa Dupla Escola, projeto da Seeduc de ensino integral, que tem
como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de
oportunidade de futuro para o aluno.
-
Na medida em que nossos alunos ficam mais velhos, começamos a trabalhar
uma carreira. Quando visitei as escolas do Dupla Escola, também pude
perceber isso. Os estudantes estão desenvolvendo suas competências em
direção a uma profissão e isso é uma oportunidade de mostrar aos jovens
um futuro. O incrível da nossa escola é que tudo isso ocorre enquanto os
alunos estão aprendendo a segunda língua. Eles estão acima daqueles que
só aprendem o inglês - concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário