Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Seminário Internacional de Gestão Escolar


Ação faz parte do programa de intercâmbio de diretores do Brasil e EUA

Na manhã de terça-feira (12/08), a Secretaria de Estado de Educação realizou o Seminário Internacional de Gestão Escolar 2014, no auditório do Colégio Estadual Chico Anysio, na Tijuca. O encontro contou com a presença do diretor David Walter Moody, da World Language Academy, de Flowery Branch, Georgia.

O seminário faz parte do Programa Brasil- Estados Unidos de Intercâmbio de diretores escolares, do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em parceria com a embaixada americana. Desde a última terça-feira (05/08), o diretor David Walter Moody participou de diversas atividades com membros da Secretaria, dentre elas, visita à unidades escolares da rede estadual. 

 Maria Minerva de Medeiros destacou importância do seminário
 Na abertura do encontro, a superintendente de Gestão das Regionais Pedagógicas da Seeduc, Maria Minerva de Medeiros, falou sobre a importância do seminário, como um meio de troca e diálogo de ações que podem ser aplicadas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

- É um momento especial de troca de experiências, que estimula a melhoria da qualidade de ensino dos países. O diretor americano mostrará a política educacional desenvolvida na sua escola e levará com ele as boas práticas desenvolvidas aqui – disse.

Na ocasião, o diretor americano compartilhou suas experiências educacionais e o método de ensino da escola em Georgia. A unidade atende alunos de cinco a 14 anos, e trabalha com o programa Imersão de Idiomas, onde o estudante aprende em duas línguas: Inglês e Espanhol. Além disso, o local oferece aulas de dança, arte, música e culinária.

- Nós somos a única escola do estado de Georgia em que o espanhol é o idioma dominante. O nosso objetivo é desenvolver a fluência e a alfabetização em inglês e espanhol. Por isso, nossos professores de língua espanhola estudaram em países dominantes do idioma. O aluno torna-se bilíngue naturalmente, de forma passiva - contou.

Ele destacou ainda a semelhança do ensino da World Language Academy com o Programa Dupla Escola, projeto da Seeduc de ensino integral, que tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade de futuro para o aluno.

- Na medida em que nossos alunos ficam mais velhos, começamos a trabalhar uma carreira.  Quando visitei as escolas do Dupla Escola, também pude perceber isso. Os estudantes estão desenvolvendo suas competências em direção a uma profissão e isso é uma oportunidade de mostrar aos jovens um futuro. O incrível da nossa escola é que tudo isso ocorre enquanto os alunos estão aprendendo a segunda língua. Eles estão acima daqueles que só aprendem o inglês - concluiu.
 

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