Seeduc participa de debate
Colégio Estadual José Leite Lopes é exemplo de sucesso na formação de jovens na área
A
Secretaria de Estado de Educação participou, nesta semana, do debate
sobre o potencial, as oportunidades e as vocações do Estado do Rio de
Janeiro para o desenvolvimento do setor de games. O encontro ocorreu no
auditório da Câmara Setorial de Economia Criativa, no Centro do Rio. Na
ocasião, foram discutidas as propostas e as ações que fomentam o
desenvolvimento do setor.
O
objetivo do debate foi repercutir uma pesquisa realizada pelo Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que mostra o
cenário da indústria de jogos digitais no Brasil. O estudo apontou o
Estado do Rio como o terceiro maior produtor de games no Brasil. São
Paulo, na primeira posição, representa 54% do total, e o Rio Grande do
Sul é o segundo estado com a maior quantidade de empresas (10,74%).
De
acordo com a pesquisa, o destaque das regiões Sul e Sudeste no setor de
Jogos digitais deve-se, principalmente, ao maior acesso à internet, às
ferramentas de desenvolvimento e às oportunidades de negócios. Essas
regiões também têm maior oferta de cursos preparatórios e de graduação
para desenvolvimento de jogos.
O
Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave), na Tijuca, foi citado como
exemplo de sucesso na formação de jovens para atuar com as novas
tecnologias do mundo contemporâneo. Fruto de uma parceria da Secretaria
de Estado de Educação com o Instituto Oi Futuro, a unidade oferece
cursos técnicos em Programação de Jogos Digitais, Multimídia e Roteiros
para Mídias Digitais.
Diretora Ana Paula Bessa |
A
diretora da escola, Ana Paula Bessa, explicou que o colégio foi
construído sobre três pilares: escola estadual de Ensino Médio
(integrado ao profissionalizante), núcleo de pesquisa e inovação, e
centro de disseminação, com o objetivo de replicar práticas inovadoras
para a rede pública de ensino. Atualmente, a unidade conta com 415
alunos.
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Ao ingressar na escola, por meio do processo seletivo, o aluno não
escolhe de imediato o curso técnico que deseja estudar. Eles têm a
oportunidade de conhecer as três áreas de formação. O Nave é uma escola
eficiente no que se propõe, que é formar bem o estudante. Além de
oferecer um ensino de qualidade, trabalhamos para que esses jovens
tenham sucesso na vida futura – disse a diretora.
Segundo Ana Paula Bessa, os estudantes são estimulados a aproveitar o aquecimento dos diversos segmentos do mercado de jogos.
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O panorama mundial e as políticas públicas adotadas para incentivar a
indústria de jogos digitais tem tornado o mercado promissor. O Brasil
precisa de jovens que estimulem o crescimento e a competividade das empresas no cenário internacional – ressaltou.
Fotos: Cris Torres/Seeduc.
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