Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Colégio Estadual Hebe Camargo


I Semana de Artes
Além de revelar talentos, projeto leva incentivos culturais para o desenvolvimento dos alunos

A I Semana de Artes do Colégio Estadual Hebe Camargo, localizado em Pedra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, foi lançada na tarde dessa quinta-feira (21/08) e contou com apresentações artísticas e exposições produzidas pelos próprios alunos.

O evento, que segue até esta sexta-feira (22/08), busca expor os diversos tipos de artes e despertar o interesse pela cultura em toda comunidade escolar, além de fomentar a construção de conceitos de cidadania.

As apresentações dos alunos estão divididas em oito modalidades: Arquitetura, Mundo, Artes Visuais, Artes Plásticas, Dança, Música, Teatro e Leitura. As temáticas das produções são livres, porém devem respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o regulamento interno da escola.

Para a diretora geral do CE Hebe Camargo, Luíza Gouveia, os benefícios do projeto vão além do incentivo às artes.

- O aluno é livre para desenvolver sua produção. Mas ele também sabe que deve trabalhar em conjunto e seguir regras e prazos. É aí que trabalhamos o senso de responsabilidade, a integração, a autogestão, liderança e o senso crítico – explicou.

O aluno da 1ª série do Ensino Médio e produtor geral da Semana de Artes da unidade escolar, Diego de Carvalho, de 15 anos, conta que antes de começar a organizar o evento, procurou conhecer como a iniciativa é desenvolvida em outros colégios.

- Queria fazer algo bem diferente aqui na escola. Primeiro, fui conhecer o que já era desenvolvido em outras unidades, depois, juntamente com a comissão de alunos, idealizamos o nosso formato, com atividades diferenciadas, buscando sempre o entrosamento de todos os alunos – disse.

De acordo com Davi Moreira, de 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio do CE Hebe Camargo, participar da Semana de Artes não foi tarefa fácil.

- Estamos há três meses desenvolvendo nosso projeto. E isso requer muito compromisso, dedicação e responsabilidade. Queremos mostrar o nosso melhor – destacou.

Na programação estão oficinas de origami, leituras de poesias, exposições de desenhos, colagens, maquetes, apresentações de dança, teatro e bandas, entre outras atividades que acontecem simultaneamente em ambientes variados da escola.

Sobre o CE Hebe Camargo
A Secretaria de Estado de Educação inaugurou a unidade na Zona Oeste do Rio, em fevereiro de 2014. O colégio, que conta com a parceria do Instituto Embratel, faz parte do programa Dupla Escola e oferece Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com habilitação em Telecomunicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário