Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

C.E. João Cabral de Melo Neto


Docente e coordenador lança mais um obra literária
 Flávio Chame Barreto já publicou sete livros ligados à Tecnologia da Educação

Entusiasta da educação e sempre antenado aos avanços das tecnologias neste campo, o professor e coordenador pedagógico do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, Flávio Chame Barreto, acaba de lançar mais uma obra literária voltada para docentes que atuam na educação inicial, continuada e em cursos técnicos.

Escrita em parceria com a professora Nadia Rockenback, o livro foi intitulado “Educação Escolar: evolução histórica, teorias, práticas docentes e reflexões”, e está sendo trazida ao mercado literário pela editora Erica.

- Particularmente, este livro serve para todos os professores refletirem melhor sobre problemas cotidianos que encontramos em nossa prática docente - afirmou Barreto.

Assim como seus outros sete livros anteriores, dedicados às áreas da Informática Educacional, a nova obra envolveu muitos estudos e pesquisas que culminaram em seu mestrado profissional em Computação, seguindo a linha da Informática Educacional.

- Minha vivência e trajetória nesse contexto de utilização da informática como ferramenta para educação são pioneiras, pois precede, inclusive, à inclusão dos computadores pessoais nas residências e escolas de nosso país - explica o docente.

Graduado em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com três pós-graduações e um mestrado em Ciência da Computação, consolidando assim o seu vínculo acadêmico entre a informática e a educação, Flávio viu no início da década de 1990 a popularização dos computadores pessoais de forma gradativa, com processadores mais rápidos e mais recursos. Foi a partir desse período que começou a desenvolver jogos educacionais, utilizando ferramentas básicas da Microsoft.

- Desenvolvi um objeto de aprendizagem usando essa nova e agradável interface, que permitia ao aluno ligar imagens de diferentes órgãos humanos apenas se estas fossem corretamente arrastadas com o mouse para dentro dos respectivos sistemas orgânicos. Era um jogo educacional muito simples, e durante o horário do recreio eu aplicava o jogo a um aluno por vez - explicou o docente.

Por conta da repercussão positiva gerada entre os alunos, o professor conseguiu mais um computador, com a Seeduc para utilizá-lo nas suas atividades, e conquistou um novo espaço dentro da unidade escolar, a biblioteca.

- Os resultados foram surpreendentes no aprendizado. Foi gratificante confirmar que minha percepção inicial a respeito do computador estava certa. Ele, com toda a certeza, se tornava factível como ferramenta útil e interessante no processo de aprendizagem - declarou Flávio.

A curiosidade e o interesse de outros professores no trabalho realizado por Flávio Barreto só aumentaram. Contagiados pelos resultados demonstrados pelos estudantes dentro das salas de aula, muitos docentes pediam para utilizar as ferramentas educacionais desenvolvidas por Flávio. Entretanto, os efeitos não foram os esperados.

- Apesar dos notórios resultados, motivação dos alunos e grande interesse de meus colegas, raramente um professor usava o objeto de aprendizagem disponibilizado ou se propunha a criar outros. Também percebi uma resistência velada, apesar do discurso consensual de que a utilização das novas tecnologias poderia ser útil na aprendizagem. Isso me motivou a tentar entender esse comportamento e, com isso, posteriormente, comecei a escrever livros voltados para essa área - revelou Flávio Barreto.

Recentemente, em julho deste ano, Flávio Barreto foi convidado para ser colaborador na “Wikimedia” do Brasil, um segmento educacional da Wikipédia Foundation. O foco de sua participação é o seu olhar de professor atuante e experiente em Informática Educacional no Brasil, oferecendo respectivas consultorias e orientações à equipe responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos para capacitação de docentes brasileiros.  

O professor Flávio Barreto é responsável pela produção de cerca de 20 softwares educacionais livres e outros tantos materiais didáticos, orientações de trabalhos de conclusão e diferentes participações em eventos de educação, nos processos de ensino-aprendizagem à prática reflexiva do fazer pedagógico, além do âmbito da discussão a respeito da formação de professores no uso de novas tecnologias no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário