Docente e coordenador lança mais um obra literária
Flávio Chame Barreto já publicou sete livros ligados à Tecnologia da Educação
Entusiasta
da educação e sempre antenado aos avanços das tecnologias neste campo, o
professor e coordenador pedagógico do Colégio Estadual
Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, no Méier, Zona Norte do Rio
de Janeiro, Flávio Chame Barreto, acaba de lançar mais uma obra
literária voltada para docentes que atuam na educação inicial,
continuada e em cursos técnicos.
Escrita
em parceria com a professora Nadia Rockenback, o livro foi intitulado
“Educação Escolar: evolução histórica, teorias, práticas docentes e
reflexões”, e está sendo trazida ao mercado literário pela editora
Erica.
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Particularmente, este livro serve para todos os professores refletirem
melhor sobre problemas cotidianos que encontramos em nossa prática
docente - afirmou Barreto.
Assim como seus outros sete livros anteriores, dedicados às áreas da Informática Educacional, a nova obra envolveu
muitos estudos e pesquisas que culminaram em seu mestrado profissional
em Computação, seguindo a linha da Informática Educacional.
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Minha vivência e trajetória nesse contexto de utilização da informática
como ferramenta para educação são pioneiras, pois precede, inclusive, à
inclusão dos computadores pessoais nas residências e escolas de nosso
país - explica o docente.
Graduado
em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com
três pós-graduações e um mestrado em Ciência da Computação, consolidando
assim o seu vínculo acadêmico entre a informática e a educação, Flávio
viu no início da década de 1990 a popularização dos computadores
pessoais de forma gradativa, com processadores mais rápidos e mais
recursos. Foi a partir desse período que começou a desenvolver jogos
educacionais, utilizando ferramentas básicas da Microsoft.
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Desenvolvi um objeto de aprendizagem usando essa nova e agradável
interface, que permitia ao aluno ligar imagens de diferentes órgãos
humanos apenas se estas fossem corretamente arrastadas com o mouse para
dentro dos respectivos sistemas orgânicos. Era um jogo educacional muito
simples, e durante o horário do recreio eu aplicava o jogo a um aluno
por vez - explicou o docente.
Por
conta da repercussão positiva gerada entre os alunos, o professor
conseguiu mais um computador, com a Seeduc para utilizá-lo nas suas
atividades, e conquistou um novo espaço dentro da unidade escolar, a
biblioteca.
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Os resultados foram surpreendentes no aprendizado. Foi gratificante
confirmar que minha percepção inicial a respeito do computador estava
certa. Ele, com toda a certeza, se tornava factível como ferramenta útil
e interessante no processo de aprendizagem - declarou Flávio.
A
curiosidade e o interesse de outros professores no trabalho realizado
por Flávio Barreto só aumentaram. Contagiados pelos resultados
demonstrados pelos estudantes dentro das salas de aula, muitos docentes
pediam para utilizar as ferramentas educacionais desenvolvidas por
Flávio. Entretanto, os efeitos não foram os esperados.
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Apesar dos notórios resultados, motivação dos alunos e grande interesse
de meus colegas, raramente um professor usava o objeto de aprendizagem
disponibilizado ou se propunha a criar outros. Também percebi uma
resistência velada, apesar do discurso consensual de que a utilização
das novas tecnologias poderia ser útil na aprendizagem. Isso me motivou a
tentar entender esse comportamento e, com isso, posteriormente, comecei
a escrever livros voltados para essa área - revelou Flávio Barreto.
Recentemente,
em julho deste ano, Flávio Barreto foi convidado para ser colaborador
na “Wikimedia” do Brasil, um segmento educacional da Wikipédia
Foundation. O foco de sua participação é o seu olhar de professor
atuante e experiente em Informática Educacional no Brasil, oferecendo
respectivas consultorias e orientações à equipe responsável pela
elaboração e desenvolvimento dos projetos para capacitação de docentes
brasileiros.
O professor Flávio Barreto é responsável pela produção de cerca de 20 softwares educacionais livres e outros tantos materiais didáticos, orientações de trabalhos de conclusão e diferentes participações em eventos de educação, nos processos de ensino-aprendizagem à prática reflexiva do fazer pedagógico, além do âmbito da discussão a respeito da formação de professores no uso de novas tecnologias no ambiente escolar.
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