Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

C.E República Argentina


             Dorival Caymmi é inspiração durante Semana Cultural

Os alunos do Colégio Estadual República Argentina, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tiveram contato com música, artes plásticas e produções audiovisuais, num único espaço. Nesta edição da Semana Cultural, o centenário de nascimento de Dorival Caymmi foi o centro das atividades. A iniciativa foi uma forma de inserir os estudantes no universo do artista, e também de homenagear o gênio baiano, que passou a maior parte da vida no estado. As atividades aconteceram de 25 a 28 de agosto.

Cerca de 50 estudantes participaram das apresentações artísticas, no palco e nos bastidores. Do figurino ao cenário, tudo foi produzido por eles. Ao todo, vinte e cinco músicas foram cantadas e encenadas pelo grupo, entre elas, Maracangalha, Marina e Rosa Morena.

A preparação começou há nove meses, sob o olhar atento e cuidadoso do professor de artes, Marcus Vinícius, orientador do projeto.

- Foi um trabalho de resgate cultural. Apresentamos o grande Dorival Caymmi aos nossos alunos. Passamos por toda diversidade artística dele, que não foi só cantor. Foi também pintor e ator. E inovou na música, não se prendendo a gêneros. Misturou numa mesma canção o samba e a valsa - explicou Marcus.

O professor também frisou a importância pedagógica do projeto.

- Isso melhora o desempenho deles na escola, até estimula a presença em sala. Numa época em que os jovens não sabem quem é Dorival Caymmi, é preciso aproximá-los desta riqueza cultural - concluiu.

Tatiane Paula, aluna da 3ª série do Ensino Médio, adorou interpretar a canção “Rosa Morena”.

- Eu nunca tinha ouvido, e adorei. O Caymmi retratava a mulher como divina. Ele valorizava a gente. Isso foi o que mais me chamou a atenção - disse a aluna.

Vestida de Iansã, representando o candomblé que é reverenciado na obra de Caymmi, a jovem Roberta fez uma performance da música “Mãe menininha”.

- Por alguns momentos deixei de ser atendente de farmácia e virei artista. Deu até mais vontade de vir à escola - contou a estudante da 3ª série.

Enquanto os novos “artistas” se preparavam, os colegas lotavam o auditório. Ao todo, são 390 alunos matriculados na escola, a qual oferece os  ensinos Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos (EJA).  Entre eles, seu Antônio, de 87 anos.

- Estou gostando muito dessa semana. Nunca imaginei ver tanta coisa bonita - comemorou o aluno.

A diretora da escola, Regina Márcia, ficou orgulhosa ao ver os alunos em ação.

- A gente só funciona no turno da noite. Nossos alunos passam o dia trabalhando, já chegam cansados. É importante deixar o conteúdo o mais atraente possível. É um incentivo ao aprendizado -, frisou.

A diretora também lembrou que a Semana Cultural está consolidada no calendário escolar desde o ano passado, quando os alunos homenagearam o centenário de Vinícius de Morais. O evento não ficou restrito ao Colégio República Argentina; discentes de outras instituições também foram convidados para assistir aos espetáculos.

- É uma oportunidade de ver coisas novas, ainda mais para conhecer um artista tão importante, mas que eu nunca tinha ouvido falar -, disse Rhayane Jhnif, aluna da Escola Municipal Zilla Junger da Silva, de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense.

A programação incluiu a presença da sobrinha de Dorival Caymmi, Tânia Ferreira. Feliz com a homenagem ao tio, ela foi à escola e participou de uma entrevista, cujo roteiro foi elaborado pelos próprios alunos.

- A semana foi ótima. Conhecemos a história do Dorival Caymmi, vimos a sobrinha dele aqui. A merenda escolar foi adaptada à culinária baiana, e ainda conhecemos a grandeza desse brasileiro -, resumiu o aluno Antônio Silva.

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário