Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Programa Transforma Rio 2016


Alunos de 10 escolas participam da solenidade de formação

Oitenta estudantes, de 10 escolas da rede estadual, participaram na manhã do último sábado (27/09), no Colégio Estadual Souza Aguiar, no Centro do Rio, da solenidade de formação do Programa Transforma Rio 2016, uma iniciativa do Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

– O objetivo é levar os Jogos Olímpicos de 2016 para dentro das escolas, pois educação e esporte devem andar juntos sempre. A ideia é que formemos jovens que sejam multiplicadores de ações e atividades esportivas em seus colégios, perpetuando valores como amizade, determinação, inspiração, respeito e igualdade -, destacou Ewerton Camargo, coordenador do Programa Transforma Rio 2016.

Esta foi mais uma etapa realizada este ano pelo programa, que já treinou também coordenadores pedagógicos, professores de educação física e tutores. Esses encontros têm como ponto focal instigar novas atividades dentro dos colégios, tendo em vista os três pilares de atuação do programa: vivência de valores Olímpicos e Paraolímpicos, experimentação de novos esportes e participação nos Jogos.

– Todos os anos em minha escola são realizados circuitos esportivos e gincanas. Eu sempre participo de tudo, pois adoro esporte. Quando falaram em trazer o programa para minha escola, eu não pensei duas vezes e quis participar desse projeto -, afirmou Stéfany Ferreira, de 16 anos, estudante do Ciep 168 – Hilda Silveira Rodrigues, localizado em Nova Iguaçu.

Na ocasião, os agentes jovens, como são chamados os estudantes que participam do programa, assistiram ao vídeo “Draw my Life” (“Desenhando minha vida”, em tradução literal), que conta a história das Olimpíadas com a narração do nadador e medalhista brasileiro Ricardo Prado. Os adolescentes puderam ainda participar de dinâmicas e atividades ao longo do dia, as quais foram separadas em dois momentos: vivência com os grupos no auditório e preparação de um varal de ideias com ações a serem implantadas em suas respectivas escolas.

Para o aluno Fábio Alves, de14 anos, do Colégio Estadual Antônio da Silva, também situado em Nova Iguaçu, todas as atividades desenvolvidas em equipe foram produtivas e agradaram aos participantes.

– Foi bom participar de mais uma etapa do programa. Eu e meus colegas gostamos muito, principalmente da passagem da tocha olímpica e também da simulação de atletas paraolímpicos. Foi bem complicado ser cego e amputado do braço direito -, contou o jovem.

Além das unidades escolares já citadas, também participaram do evento os colégios estaduais Santos Dias (São Gonçalo), Edmundo Peralta Bernardes (Paty do Alferes), José Leite José Lopes – Nave (Rio de Janeiro – Tijuca), Comendador Valentim Dos Santos Diniz - Nata (São Gonçalo) e Chico Anysio (Rio de Janeiro – Andaraí), bem como os Cieps 122 - Professora Ermenzinda Dionísio Necco (São Gonçalo), 312 - Raul Ryff (Rio de Janeiro – Paciência) e 387 - Hans Christian Andersen (Nova Iguaçu).

De acordo com a tutora e representante do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, Isabel Blanc, tantos os alunos quanto os professores da unidade escolar receberam com grande entusiasmo o Programa Transforma Rio 2016.

– O Transforma chegou à escola com a possibilidade de integração entre as disciplinas e foi abraçado por professores e alunos. Para o lançamento oficial do programa no colégio, apresentamos os valores olímpicos através de pictogramas e adesivos para que os jovens se interessassem e se engajassem – explicou a docente.

Cada aluno recebeu um kit com bolsa, adesivos da competição, garrafinha de água, lanche e camisas personalizadas com valores referentes aos Jogos Olímpicos, tais como Igualdade, Respeito, Determinação e Excelência, entre outros. O Transforma Rio ofereceu ainda material didático de referência sobre os Movimentos Olímpicos e Paraolímpicos, como história, jogos, simbologia e valores, além de sugestões de experimentação esportiva para as escolas.

O conteúdo pedagógico inclui ainda cursos de formação sobre a metodologia do programa e dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas instituições de ensino. Ao longo do ano letivo, o Transforma Rio lança desafios escolares que estimulam o protagonismo e a criatividade dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário