Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Museu da Justiça

Reaberto laboratório de conservação de documentos

Processos históricos do Poder Judiciário Fluminense estão sendo restaurados no laboratório de conservação de documentos do Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Os equipamentos foram adquiridos no final de 2012 a partir de projeto apresentado a Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, quando foi contratada uma empresa especializada para realizar a conservação de uma pequena parcela do acervo. No início do segundo semestre de 2014, o Museu da Justiça retomou as atividades e mais processos já estão recebendo tratamento técnico adequado à sua relevância histórica, que inclui higienização, reparos, velatura e planificação.
Após a restauração, os documentos serão digitalizados, o que além de tornar o acesso mais célere e eficaz contribuirá para a preservação dos originais, já que os pesquisadores poderão acessar a informação em suporte digital. O documento físico estará acondicionado em local adequado, nas reservas técnicas do Museu.
“O Poder Público tem o dever constitucional de preservar o patrimônio cultural, bem como torná-lo acessível à sociedade, e o Museu da Justiça, enquanto unidade responsável pela memória do Poder Judiciário, procura contribuir no que diz respeito à preservação dos documentos, objetos e imagens de valor histórico”, afirmou Marco Antônio Vianna Moreira Sampaio, diretor do Museu.
Para a arquivista e restauradora do Serviço de Acervos Textuais e Audiovisuais, Elizabeth de Freitas Neves, o acervo é importante para a preservação da memória do Judiciário, além de servir de fonte primária para pesquisadores, o que seria inviável sem o trabalho de conservação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário