Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa


Alunos da rede se classificam em 1º lugar na fase municipal

Professores e estudantes desenvolvem ações que contribuem para melhoria da leitura e escrita nas escolas

Alunos do Ciep 277 João Nicolao Filho - Janjão, no município de Cantagalo, conquistaram o 1º  lugar  na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro 2014’. A competição desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Os irmãos Paulo Eduardo Barros Pitta e Luís Fernando Pitta, respectivamente da 3ª e 1ª série do Ensino Médio, ganharam o primeiro lugar nas categorias: Artigo de Opinião e Crônica.

Paulo Eduardo, de 17anos, trabalhou o título “Queima da saúde”.

-Essa foi uma maneira que encontrei para mostrar os riscos que a queima de lixo tóxico nas fábricas provocam na vida das pessoas - disse.

Em Memórias Literárias, o destaque foi para João Lucas da Cruz, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, que produziu o trabalho “Canto alegre”, contando a história de vida da sua avó.

Os jovens foram orientados pelas professoras de Língua Portuguesa  Karine Vieira  e Édila Câmara.

Para Édila, a conquista dessa primeira etapa mostra o resultado de um trabalho feito em equipe.

- Nossos alunos são muitos interessados; e trabalhar essa proposta em sala de aula foi bastante gratificante. Estou orgulhosa do nosso resultado e confiante para a próxima etapa estadual - comentou.
Sobre a Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nesta edição, participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da 3ª série do Ensino Médio nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e  Artigo de Opinião.
Ainda estão previstas para a competição as etapas Estaduais, Regionais e Nacional.

Os educadores e os alunos vencedores serão premiados com uma medalha, um notebook e uma impressora. Já as escolas finalistas serão contempladas com dez microcomputadores, uma impressora, livros, um projetor multimídia e um telão para projeção.

O resultado final será divulgado em dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário