Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Museu da Justiça


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Museu da Justiça disponibiliza documentos históricos da nobreza imperial
O Museu da Justiça do Rio de Janeiro disponibilizou, em sua página na internet, o “Catálogo Descritivo e Seletivo de Processos da Nobreza Brasileira”. O objetivo é dar visibilidade a documentos que podem ser utilizados como fonte de estudo e pesquisa sobre personagens da história do País e do Rio de Janeiro.
Elaborado de acordo com as normas internacionais de descrição de documentos, o catálogo é formado por 166 fichas individuais, onde são descritos 322 autos de processos judiciais pertencentes à coleção “Processos da Nobreza Brasileira”, sob a guarda do Museu da Justiça. Neste trabalho, foram incluídos vários detentores dos títulos nobiliárquicos de barão, visconde, conde, marquês e duque, concedidos pelos imperadores do Brasil, de outros países, ou pela Santa Sé.
No catálogo, o pesquisador poderá identificar os processos relativos a um determinado nobre, além de ter acesso a dados biográficos. O catálogo é uma obra aberta e atualizável, na medida em que novos documentos forem identificados. “Inúmeros trabalhos acadêmicos e até mesmo genealógicos vêm sendo elaborados em torno destes personagens, passando-se, porém, ao largo destes processos pelo simples desconhecimento de sua existência. O documento judicial é uma fonte riquíssima de informações e pode contribuir para a preservação não apenas da história institucional, mas principalmente da história social do nosso país”, afirmou Gilmar de Almeida Sá, chefe do Serviço de Acervo Textual e Audiovisual do Museu da Justiça.
O Catálogo Descritivo e Seletivo dos Processos da Nobreza Brasileira está disponível no endereço eletrônico: http://www.tjrj.jus.br/documents/10136/19406/catalogoprocessos-nobreza-brasileira.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário