Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estudante da rede estadual vence concurso de redação


Competição foi promovida pelo Arsenal de Guerra do Rio

Com o texto “Braço forte e mão amiga”, o aluno João Paulo Venâncio, de 18 anos, da turma do Projeto Autonomia do Colégio Estadual Clóvis Salgado, localizado no Caju, venceu o 1º Concurso Literário promovido pelo Arsenal de Guerra do Rio. A competição teve o objetivo de promover entre os jovens uma reflexão sobre o Exército Brasileiro e a sociedade.

A professora Fabiana Braga, que leciona Língua Portuguesa para o estudante vencedor, falou sobre a ação.

- Ficamos muito satisfeitos com a iniciativa do Exército Brasileiro, que, através do Concurso, valorizou nossos alunos e apoiou o processo educacional – disse.

Segunda a educadora, o colégio costuma incentivar os estudantes a participarem de competições ligadas ao ensino, o que gerou um grande interesse nos jovens.

- Os alunos da minha turma ficaram muito animados em participar dessa competição, pois puderam testar os conhecimentos adquiridos nas aulas de redação e desenvolver debates em sala de aula sobre temas atuais e do cotidiano da nossa cidade. – frisou.

Fabiana falou, ainda, da alegria de ver um aluno do Projeto Autonomia vencer o concurso e o quanto isso está sendo importante na vida dele.

- Estou realizada em ter um aluno do Projeto Autonomia premiado. É uma vitória para todos nós que acreditamos na ideologia do projeto e ensinamos com muita dedicação e amor. O prêmio elevou a autoestima do João Paulo e reafirmou que podemos chegar onde desejarmos. Basta, para isso, muita dedicação e perseverança. – comemorou.

Em cerimônia realizada na quarta-feira (24/09), no Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, localizado no bairro do Caju, Zona Portuária, o aluno vencedor foi premiado com uma bicicleta.

Sobre o Programa Autonomia
O Programa Autonomia é um projeto de aceleração de estudos, parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e a Fundação Roberto Marinho. Lançado em março de 2009, a ação tem o objetivo de reduzir a distorção idade-série no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Nesta ação inovadora, a experiência de aprendizado de cada aluno é valorizada e, por meio de recursos tecnológicos, é oferecida ao estudante a oportunidade de construir o próprio conhecimento.

Para auxiliar os professores que lecionam no Programa, foram elaborados Catálogos que explicitam a articulação entre as teleaulas e as habilidades do Currículo Mínimo. Foram disponibilizadas, também, Orientações Metodológicas que articulam os principais pontos de convergência entre os conteúdos abordados pelas teleaulas e as habilidades do Currículo Mínimo. 




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