Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 9 de setembro de 2014

‘Encontro Internacional Educação 360’

 Seminário debateu os desafios educacionais

 O “I Encontro Internacional Educação 360”, realizado nos últimos dias 5 e 6 de setembro, em Jacarepaguá, contou com a participação do subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Antonio Vieira Neto, de professores e diretores da rede. O evento mobilizou diversos setores da sociedade em um debate sobre os novos rumos da Educação, com trocas de experiências bem sucedidas no Brasil e no exterior.
 
Subsecretário Antonio Neto proferiu palestra                           
Na sexta-feira (05/09), o subsecretário ministrou palestra sobre o Programa Dupla Escola, apresentando um cenário sobre desafios e conquistas na área. Na ocasião, ele destacou a importância da criação de oportunidades que ofereçam aos jovens as competências, os valores e as atitudes indispensáveis ao trabalho e à vida em sociedade.

- Esse processo envolve o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI; uma gestão integrada no âmbito de cada processo e em conjunto; práticas e metodologias integradas, além da incorporação da leitura, da escrita e das tecnologias da informação e da comunicação – ressaltou. 

Diretora Antônia Crispim abordou questão da evasão escolar    
A diretora do Colégio Estadual Raul Vidal, em Niterói, Antônia Crispim, também participou do evento, falando sobre o “Combate à evasão escolar”.

- Ano passado, 181 alunos faltosos foram resgatados. Poder divulgar o trabalho que desenvolvemos na nossa escola é gratificante, pois valorizamos a autoestima desses jovens, mostramos a importância da Educação. Não medimos esforços. Se o aluno falta, a escola corre em busca dele – explicou Antônia.

Durante o evento, o professor de Física Douglas de Melo também compartilhou com o público um pouco de sua experiência no Ciep 513 George Savalla GomesPalhaço Carequinha, em São Gonçalo. Na unidade escolar, o docente criou o jogo “Túmulos Físicos”, uma atividade lúdica que resultou na melhor fixação dos conteúdos propostos e, consequentemente, no aumento da média dos estudantes.  
Professora Peter Cohen apresentou projeto Multiarte                
 No segundo e último dia (06/09) do encontro, as escolas da rede apresentaram propostas inovadoras aplicadas nas unidades. O Colégio Estadual Almirante Tamandaré, localizado no município de Japeri, apresentou o projeto “Multiarte”, uma iniciativa da professora Peter Cohen, que há 11 anos ministra a oficina de artes plásticas no colégio. Três obras feitas na escola estão expostas em Hong Kong, na China, e na República Tcheca. Os alunos responsáveis pelas criações foram incentivados pela educadora, que habitualmente inscreve os jovens em concursos nacionais e internacionais.

Na ocasião, a docente falou sobre a trajetória do projeto e como o colégio conseguiu diminuir o abandono escolar.

- Nosso primeiro desafio foi conquistar a confiança da comunidade, mostrar para eles o potencial que cada aluno poderia desenvolver. Nosso trabalho foi difícil, mas não menos prazeroso. Começamos com passeios culturais, visitando cinemas, museus, teatros, tudo o que aquela comunidade não usufruía. Com isso, conseguimos atrair nossos alunos para a escola e mostramos o quanto o mundo é grande e cheio de possibilidades -, concluiu Peter.

Na sala ‘O Ensino & o Indivíduo’, foi discutido o tema “ Educar através do esporte é transformação”. Para tratar desse assunto, os palestrantes foram os professores Alexandre Abreu e Joel Dutra, do C.E. Antônio da Silva, em Nova Iguaçu.

Os educadores apresentaram o projeto de Handebol, que tem levado estudantes da unidade escolar a competições em diversos campeonatos pelo Brasil.

- Temos que pensar no esporte como algo transformador, porque de fato ele é. Pudemos observar  que o projeto conseguiu diminuir a evasão escolar e melhorar o rendimento dos alunos. Para participar da atividade, o estudante precisa apresentar um bom desempenho em sala de aula. Essa iniciativa tem contribuído para eles percebam que a escola não é um lugar apenas de conhecimento, como também um espaço que busca aprimorar e desenvolver os potenciais de cada um - comentou Joel Dutra.

Mônica Pellegrini, coordenadora da área de educação do Instituto Ayrton Senna, destacou a ação inovadora do C.E. Chico Anysio, que pertence ao programa Dupla Escola, e oferece o Ensino Médio Experimental com formação geral não profissionalizante. O currículo desta modalidade é estruturado em quatro dimensões: o trabalho, o convívio, a aprendizagem ao longo da vida e a formação para a autonomia.

- Nosso projeto não oferece uma formação técnica, mas sim um espaço de múltiplo conhecimento, onde os jovens podem desenvolver suas habilidades, explorando suas experiências de vida, conhecimento adquirido, habilitando-os ao mercado de trabalho, - destacou a gestora.

Fotos: Cris Torres/SEEDUC-RJ.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário