Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Programa Dupla Escola


Seeduc comemora primeira fase do processo seletivo 
Com uma proposta inovadora no sistema educacional, o programa Dupla Escola, da Secretaria de Estado de Educação, recebeu, na primeira fase do processo seletivo deste ano, 15.840 inscrições. Foram 3.000 a mais do que no ano passado.
Dos 15.840 inscritos, 30% (4.797) são oriundos da rede particular. Os demais são das redes públicas: 8.203 da rede municipal;  2.773 estudantes da estadual; e 67 da federal. 
O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, afirmou que o aumento da procura pelo método diferenciado – que une o ensino integral e integrado, ou seja, formação geral (conteúdos do Ensino Médio Regular) à formação profissional (preparando para o mercado de trabalho) ou à proficiência em uma língua estrangeira - é uma demonstração de que é preciso ouvir o que o jovem quer e trabalhar para atendê-lo.
“Comemoramos o resultado por que muitos questionavam se os alunos da rede pública teriam interesse em uma escola com 10h diárias de aula.  Se a educação for de qualidade, os alunos estarão conosco", disse Wilson Risolia.
Entre as unidades escolares que fizeram parte da primeira fase do processo, está o novo Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, em Charitas, Niterói. A unidade, em parceria com a Universidade de Hebei, na China, é a primeira escola pública com foco em Ciências Exatas e o 27º colégio do Programa Dupla Escola.
"A escola, com foco em Ciências Exatas e ensino de dois idiomas, Inglês e Mandarim, teve elevada procura e cada vaga será disputada por sete alunos. A Matemática, quando trabalhada de forma inovadora e com os recursos necessários, atrai os jovens”, ressaltou o secretário.
Além da nova unidade, mais 10 escolas participaram da seleção. Foram elas: C.E Erich Walter Heine; C.E José Leite Lopes; C.E Chico Anysio; CIE Miécimo da Silva; C.E Hebe Camargo; C.E Hispano- Brasileiro João Cabral de Melo Neto; C.E Comendador Valentim dos Santos Diniz; CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola (Brasil-França); CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade (Brasil-EUA) e o Círculo Operário.

Dessas instituições, o Colégio Estadual José Leite Lopes, localizado na Tijuca, parceiro do Instituto Oi Futuro, obteve o maior número de procura. Com cursos técnicos em Multimídia, Roteiro para Mídias Digitais e Programação de Jogos Digitais, a escola recebeu 4.751 inscrições, das quais 1.859 são de jovens oriundos da rede particular.

Para Ana Paula Lessa, diretora da unidade, a grande procura, que nesse processo seletivo chega a ser de 232 candidatos por vaga, deve-se ao fato de os cursos oferecidos serem ligados à tecnologia.

“O colégio disponibiliza cursos técnicos atuais e atrativos aos jovens. Todo ano temos uma proposta diferente, há uma renovação na matriz curricular, buscando cada vez mais integrar a aprendizagem ao mercado de trabalho. Esse cuidado que a escola possui é muito importante, pois a sociedade está cada vez mais procurando um ensino de excelência, principalmente nas escolas públicas, e é muito bom saber que estamos apresentando isso”, concluiu a diretora. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário