Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Educação RJ

Seeduc participa de programa educacional na França

Colégio intercultural franco-brasileiro foi inaugurado durante a programação

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro participou, entre os dias 3 e 9 de setembro, de um fórum de educação na França. O subsecretário de Gestão de Pessoas, Antoine Lousao; e o assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão, Adriano Giglio; chegaram em Paris na última quarta-feira (03/09) e, desde então, estão sendo acompanhados por uma comitiva composta por membros da Diretoria de Relações Europeias e Internacionais e Cooperação (DAREIC) da Académie de Créteil.

Com uma programação especial de cooperação educacional, as duas entidades internacionais de educação buscam trocar experiências, propostas e ideias para melhorias do ensino e da aprendizagem. Nesta sexta-feira, os representantes da Seeduc participaram da inauguração da Escola Internacional de Paris-Leste. A nova instituição faz parte do projeto de implantação de estudos interculturais franco-brasileiros, que resultou da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e a Reitoria da Educação de Créteil/Paris-Leste. Na unidade, há a oferta de Português (do Brasil), com aulas ministradas por professora da rede estadual.

A Cooperação entre a Seeduc e a Académie de Créteil iniciou-se há dois anos, quando as entidades desenvolveram o projeto Dupla Escola Intercultural Brasil-França. No Rio de Janeiro, a inauguração do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola, onde os alunos desenvolvem a proficiência na Língua Francesa, aconteceu no dia 29 de janeiro deste ano, e também contou com a participação de uma comitiva da Reitoria de Educação de Créteil.

A parceria possibilitou um intercâmbio entre professores da rede estadual do Rio de Janeiro com profissionais franceses. Seguindo o modelo do Ciep 449, onde um docente francês leciona sua língua nativa para os estudantes brasileiros, um professor brasileiro leciona a língua Portuguesa na nova unidade escolar pública de Paris. É um verdadeiro intercâmbio intercultural.

Comitiva da Secretaria de Educação também na Turquia

Após a programação de educação na França, os representantes da Seeduc seguiram para Turquia, onde, a convite do presidente da BAKUM (Centro Cultural Brasil e Anatólia), conheceram o sistema educacional turco. A visita possibilitará possíveis alianças entre os dois países no sistema educacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário