Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Educação-RJ

Unidades da rede estadual no  projeto ‘Contando com o TCE’
Iniciativa é voltada para conscientização sobre as competências do órgão

O Ciep 168 Hilda Silveira Rodrigues, em Nova Iguaçu, está entre as 12 unidades escolares da rede participantes do projeto “Contando com o TCE”, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE). A proposta tem o objetivo de divulgar, por meio de uma cartilha ilustrada para crianças e adolescentes, o trabalho de fiscalização desenvolvido pelo órgão.  
Ao todo, 593 alunos dessa escola estão participando da iniciativa. Segundo a diretora colégio, Valéria Torres, desde o dia 1º deste mês, professores de Língua Portuguesa, História, Geografia e Filosofia estão desenvolvendo discussões sobre esse material em sala de aula.
- A partir desses debates, serão desenvolvidos trabalhos pelos alunos, como vídeos, cartazes, peças teatrais. A escola terá que montar uma comissão julgadora para eleger os seis melhores trabalhos e enviá-los ao TCE. Nossos estudantes já são muito politizados e, com essa cartilha, a consciência sobre o patrimônio público, a cidadania e a democracia está ainda mais evidente – disse Valéria.
Além de Nova Iguaçu, as demais unidades da rede participantes da iniciativa são de Queimados e Japeri, municípios que fazem parte da Regional Pedagógica Metropolitana I.  
- A cartilha possui uma linguagem de fácil entendimento, o que facilita o trabalho do professor e dos alunos. Aproximar esse tema da realidade dos estudantes é fundamental para o processo de aprendizagem, pois eles passam a perceber seu papel em sociedade e a importância da promoção da justiça social – explicou Neide Fonseca, diretora Regional Pedagógica da Metropolitana I.
                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário