Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 23 de setembro de 2014

“NTE Nova Iguaçu”


Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Iguaçu desenvolve aplicativo

Professores da rede podem ter acesso ao software nas principais plataformas

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Iguaçu desenvolveu um aplicativo gratuito, chamado “NTE Nova Iguaçu”, para as plataformas Android, Windows Phone e IOS (Apple). O objetivo é oferecer aos professores, diretores e mediadores de todo estado o acesso a diversas informações sobre: Tablet Educacional; banco de itens do Saerjinho; Currículo Mínimo; conteúdos educativos; Portal do Professor; Laboratórios de Informática Educativa, entre outras. Além disso, na aba de menu "Recados Importantes", o docente pode visualizar informativos da Seeduc e datas importantes do calendário escolar.
“Estamos nos empenhando bastante nesse projeto, pois acreditamos que pode ser uma ferramenta importantíssima para auxiliar a Educação do Rio de Janeiro. Os professores têm acesso a informação e tecnologia de forma fácil e podem melhorar a qualidade do ensino”, contou Rodrigo Teixeira, mediador técnico de Tecnologia Educacional, que desenvolveu o aplicativo junto com a articuladora Nanci Pilar e a equipe do NTE-RJ14 Nova Iguaçu.
A ideia surgiu depois que o Núcleo de Tecnologia Educacional começou a perceber que os professores recebiam, diariamente, uma quantidade enorme de informações tecnológicas. Devido a isso, o núcleo resolveu apostar em um aplicativo que reunia todas as informações em um só lugar, ao invés de informar por meios de comunicação como e-mail, fanpage no Facebook ou mural.
O aplicativo começou a ser divulgado para os professores no dia 18 de agosto durante as oficinas de capacitação que foram realizadas pelos Mediadores de Tecnologia nas escolas. Dados mostram que os acessos já chegam a mil durante o primeiro mês de uso. A princípio, o público-alvo dessa ação era os Mediadores de Tecnologia Educacional e os Professores da Diretoria Regional Metropolitana I, mas os dados podem ser utilizados por qualquer profissional da Educação em qualquer Diretoria Regional.

“Sabemos que alguns mediadores de Tecnologia de outras Regionais também estão começando a divulgar o aplicativo entre seus professores. Os que utilizam ficam entusiasmados e mais motivados, principalmente os que não “dominam” a tecnologia, pois assim eles podem acessar várias informações úteis com apenas alguns toques na tela de seu celular ou tablet”, concluiu Rodrigo.

Para acessar o aplicativo por meio de um Smartphone ou Tablet Android é necessário pesquisar “NTE Nova Iguaçu” na Play Store. Já por meio de um computador ou notebook acesse o link https://play.google.com/store/apps/details?id=mobi.universo.android.u711315. Usando o Windows Phone ou iOS(Apple) é preciso acessar o site http://app.vc/nterj14.


Um comentário: