Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa


Alunos da rede estadual se destacam

Estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro têm sido constantemente encontrados como destaques da Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o futuro’, competição que premia alunos de escolas públicas de todo o Brasil. O sucesso dos discentes da rede é consequência do ótimo trabalho desenvolvido nas unidades educacionais do estado, que investem em novos desafios, acreditam no potencial de seus alunos e os incentivam a enxergar os estudos como oportunidade de crescimento pessoal e profissional.


Aluno de escola rural é classificado
O Colégio Estadual Liddy Mignone, em Paty do Alferes, na Região Centro-Sul Fluminense, está em festa. O motivo atende pelo nome de Paulo Augusto França Santos, de 14 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental.

O jovem, que teve o texto “Skate, fina arte, meu tesouro” selecionado para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, foi escolhido para a etapa estadual da competição e concorre na categoria ‘Crônicas’.

- Acreditamos que temos grandes chances de estar entre os semifinalistas - afirmou o estudante.

Para o coordenador Pedagógico do C. E. Liddy Mignone, Gilberto Cytryn, o colégio mostra seu perfil de forma positiva independente de sua contextualização local.

- Estamos demonstrando a grande capacidade de nossos alunos e das boas orientações dadas pelos professores da escola - comentou Cytryn.

De acordo com a diretora geral da unidade, Maria de Fátima Maciel, todos estão muito esperançosos com a conquista do aluno.

- Estamos muito felizes com o resultado alcançado, pois é fruto do trabalho que desenvolvemos. Temos uma excelente equipe que, de forma incansável, investe na qualidade da educação que oferecemos todos os dias - explicou a gestora.

Além dessa conquista, o CE Liddy Mignone está na lista das 402 unidades escolares que serão contempladas com o bônus do Programa de Remuneração Variável da Seeduc.


Colégio da Zona Norte também comemora classificação de estudante
Assim como a unidade escolar do interior do estado, o Colégio Estadual Gomes Freire, na Penha, Zona Norte do Rio, também tem muito que comemorar. O aluno William da Silva Junior, de 17 anos, da 3ª série do Ensino Médio, é mais um jovem da rede estadual de ensino a se qualificar para a próxima etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Classificado na categoria ‘Artigo de Opinião’, com o texto “O direito de ser”, o estudante falou sobre a etapa vencida.

- Eu me sinto um privilegiado. Estou muito feliz; meu texto está se tornando conhecido e isso me deixa muito orgulhoso. Eu gosto de ler, e espero que minha escrita possa crescer cada vez mais – disse.

O aluno falou ainda que a escola e a professora de Língua Portuguesa, Solange Marques, foram importantes para ele se tornar mais um representante do Rio de Janeiro na OLP, e finalizou seu discurso dizendo que a classificação na Olimpíada é um ingrediente a mais para incentivá-lo nos estudos.

- O resultado desta etapa da Olimpíada é mais uma prova de que vale a pena estudar- comentou.

A diretora da escola, Elomar Moura, disse estar muito orgulhosa com todas as conquistas do colégio, que também será bonificado pelo Programa de Remuneração Variável da Seduc.

- Temos que festejar. Nós alcançamos as metas e ainda fomos premiados com a classificação do William na Olimpíada de Língua Portuguesa – comemorou.


Sobre a Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e acontece em anos pares, realizando um concurso de produção de textos que premia alunos de escolas públicas de todo o país.

Nesta 4ª edição, participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio nas seguintes categorias: Poemas, Memórias, Crônicas e Artigos de Opinião.

Nos anos de número ímpar, a Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações e atividades de formação presencial e a distância, bem como a realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos, além de materiais educativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário