Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

C.E. Professor Antônio Raja Gabaglia

 Semana de Sociologia          
A ação destinada a alunos do Ensino Médio já está em sua sétima edição

O Colégio Estadual Professor Antônio Raja Gabaglia, em Campo Grande, promove até 5 de setembro, a 7ª Semana de Sociologia da escola. A programação foi preparada para resgatar importantes nomes da Sociologia brasileira e despertar um interesse maior dos alunos pela disciplina.

Na edição deste ano, os estudantes produziram trabalhos que homenageiam intelectuais que contribuíram para a inserção da Sociologia no estado do Rio de Janeiro: Delgado de Carvalho, Luiz Aguiar Costa Pinto, Moema Toscano, Santo Conterato, Oséas Gomes Laranjeiras e Luitgarde de Oliveira Cavalcanti Barros.

Professor José Geraldo                                                               
O professor de Sociologia das turmas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, José Geraldo dos Santos, um dos organizadores do evento, falou com orgulho sobre o evento.

- A Semana da Sociologia tem a proposta ousada de recuperar grandes nomes da Sociologia brasileira. Este é um projeto de vanguarda da escola – comentou.

José Geraldo foi o primeiro educador a lecionar Sociologia no Rio de Janeiro após o Regime Militar. Com matrícula na rede estadual de ensino há 23 anos, desde 1992 faz parte do corpo docente do colégio e foi um dos implantadores do projeto na escola. 

Professor Nei Santos                                 
 Dando prosseguimento à programação especial da Semana de Sociologia do Raja, nesta quarta-feira (03/09), Nei Santos - mestre em História Comparada pela UFRJ e professor de Educação Física na rede estadual de ensino - ministrou a palestra “O futebol nos arrabaldes de Bangu”.  O tema explorou o futebol como plano de fundo da constituição do processo de estratificação socioespacial do Rio de Janeiro.

Para a aluna da 2ª série do Ensino Médio, Ravine Brandão, de 17 anos, a palestra desmistificou o futebol e a sua importância na construção da sociedade carioca.

- O futebol tem sido muito banalizado, mas, através do discurso do palestrante, eu aprendi o quanto esse esporte foi importante na construção da nossa cultura. E é através da cultura que se cria a identidade de um país – disse.

Ravine falou, ainda, sobre a importância de a escola promover eventos como a Semana da Sociologia.

- É importante a gente aprender mais sobre a nossa sociedade. Eu obtive muitos conhecimentos novos e isso é maravilhoso, pois eu sempre dei muito valor ao ensino e aos professores – finalizou.

Para o encerramento da 7ª edição da Semana de Sociologia do Raja, nessa sexta (05/09), os alunos do Ensino Médio do colégio preparam apresentações especiais sobre o tema  “A Cultura como ponte de resgate social” .


Lançamento de livro

No próximo sábado, o professor e palestrante lançará um livro que fala exatamente do assunto abordado na palestra: “A construção do sentimento local – O futebol nos arrabaldes de Bangu e Andaraí”.

Segundo Nei Santos, a obra é um verdadeiro mergulho na história da estratificação socioespacial do Rio de Janeiro.

- O livro fala sobre uma noção particular de subúrbio enraizada por estigmas fortemente marcados pela estratificação socioespacial da cidade, mostrando também que o processo de consolidação do futebol brasileiro não foi somente uma obra de elite – resumiu.

Fotos: Cris Torres / Seeduc-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário