Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Brasil-China



Seeduc apresenta Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural
Dupla Escola será pioneira em Ciências Exatas

Em comemoração aos 10 anos do Instituto Confucius, aos 40 anos das relações Brasil-China e aos 65 anos da República Popular da China, a Secretaria de Estado de Educação realizou, na tarde de terça-feira (23/09), a cerimônia de apresentação do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, localizado em Charitas, Niterói.


O colégio, fruto da parceria com a Universidade de Hebei, da China, funcionará no antigo prédio da Casa da Princesa, patrimônio histórico e cultural fluminense, construído no ano de 1849, e totalmente restaurado pelo Governo do Estado. Foram cerca de 21,4 milhões investidos em obras e equipamentos. Ao todo, são nove salas de aula, dois laboratórios de idiomas, dois laboratórios de ‘games online’ (parceria com a Firjan), laboratório de informática, auditório, biblioteca, sala de música, sala de ginástica, três áreas de convivência, piscina interna, cozinha com refeitório e recepção.

Para o Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, o momento é de imenso orgulho para a Educação Estadual.

- Nós não entregamos apenas uma escola como esta. Criamos, em apenas dois anos, 24 unidades (só de 2011 para cá; ao todo, de Dupla Escola, são 27) modernas e totalmente equipadas. Não existe nenhum motivo para uma escola pública brasileira não seguir os modelos que estamos apresentando. É daqui que sairão nossos futuros profissionais. Nós queremos que um jovem de baixa renda passe a ter acesso a escolas nestes padrões. Não existe segredo: é muito suor e muito trabalho – destacou Risolia.
As aulas terão início em fevereiro de 2015, com vagas iniciais para 72 estudantes, sendo a perspectiva atender a 216 alunos nos próximos três anos.


A unidade é a primeira escola pública com foco em Ciências Exatas; e o 27º colégio do Programa Dupla Escola, que une o ensino integral e integrado, ou seja, formação geral (conteúdos do Ensino Médio Regular) à formação profissional (preparando para o mercado de trabalho) ou à proficiência em uma língua estrangeira. Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido habilidades na área de Exatas e proficiência em dois idiomas estrangeiros, inglês e chinês (mandarim), além de oportunidades de intercâmbio na Universidade de Hebei.

A diretora geral do CE Matemático Joaquim Gomes de Sousa, Janete Fortes, comenta sobre o desafio de estar à frente de um colégio com propostas inovadoras.

- Estamos assumindo o desafio de inovar o ensino da Matemática e torná-lo atrativo. Que ao longo desses três anos, nossos alunos consigam trilhar um caminho de oportunidades, novas perspectivas e de muito sucesso – sorriu.

O Cônsul-Geral da China no Estado do Rio de Janeiro, Song Yang, fez questão de destacar a importância do programa Dupla Escola para a futuro dos jovens.

- Criar Dupla Escola gera benefícios não só para o presente, mas principalmente para o futuro. No caso do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa, reflete a parceria entre dois povos, abre caminhos para o intercâmbio e para o aprendizado de outras línguas. Dominar idiomas é uma janela para as oportunidades da vida – ressaltou o Cônsul.

As provas para estudar na nova unidade escolar acontecerão no dia 19 de outubro. Mais de 600 estudantes estão inscritos para a seleção. Deste total, 35,64% são oriundos da rede particular de ensino. A avaliação será composta por redação, prova de Matemática e Língua Portuguesa. Das 72 vagas oferecidas, 90% serão para alunos da rede pública, 5% para portadores de necessidades especiais e 5% para estudantes da rede privada.

O Programa Dupla Escola
Investindo cada vez mais num modelo de ensino inovador por meio de escolas bilíngues, profissionalizantes e experimentais, a Secretaria de Estado de Educação tem a meta de oferecer ensino em tempo integral em todas as unidades da rede, até 2023. Atualmente, o programa Dupla Escola conta com 26 colégios e cerca de 10 mil alunos sendo formados para a vida e o mercado de trabalho. O CE Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China é a 27ª Dupla Escola a ser entregue à população.

A Parceria com a Firjan
Desde 2012, a Seeduc e a Firjan firmaram parceria que busca melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática. Por meio de uma metodologia que associa modernas práticas educacionais a recursos tecnológicos, como “games online”, a iniciativa propõe melhorar o desempenho dos alunos tornando o ensino mais atraente. O projeto abrange a criação das salas e a disponibilização de jogos matemáticos em diversas escolas de diferentes regiões do Estado.
Fotos: Marcia Costa / Seeduc- RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário