Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Rede estadual-RJ

Seeduc começa aplicação das provas do Saerj

Avaliação mede habilidades e competências dos alunos 

A Secretaria de Estado de Educação aplica, nesta terça-feira (20/10) e quarta-feira (21/10), as provas do Saerj - Sistema de Avaliação da Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa, que iniciou no ano de 2008, foi criada pela Seeduc com o intuito de acompanhar o desempenho dos alunos da rede pública nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

No primeiro dia, serão avaliados os alunos das 3ª séries do Ensino Médio Regular, Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Integrado e Ensino Médio Experimental; Módulo IV Projeto Autonomia Ensino Médio; Módulo IV Ensino Médio da EJA; e 4° ano do Curso Normal.

Já no segundo dia, participam da prova os estudantes que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental Regular; Fase V Ensino Fundamental da EJA; 9º ano do Ensino Fundamental Regular; Módulo IV do Projeto Autonomia Ensino Fundamental/anos finais; Fase IX Ensino Fundamental da EJA.

Além do Saerj, os alunos, os professores das séries avaliadas e os diretores das unidades escolares devem responder a um questionário, cujo objetivo é obter uma análise mais aprofundada e contextualizada dos fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos estudantes.

Os alunos da rede municipal, que cursam os 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, também participarão do Saerj. Nesse caso, as provas serão aplicadas nesta quinta-feira (22/10), nas unidades escolares de 74 municípios.

O diretor do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata), em São Gonçalo, enfatizou que, além da avaliação ser de fundamental importância para o Planejamento Pedagógico da Seeduc, esta também prepara os estudantes da última série do Ensino Médio para as avaliações externas.

- Os alunos sabem da importância de ter um bom resultado nesse exame. O Saerj, sem dúvida, serve como um treino para o Enem, que acontece no próximo final de semana – ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário