Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Café com Ciência

Nesta quinta, dia 29 de outubro, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP promove mais uma edição do Café com Ciência e em seguida uma roda de discussões sobre o Plano Nacional de Adaptação ao Clima, aberto para Consulta Pública pelo Ministério do Meio Ambiente.
Café com Ciência discutirá o tema “Composição isotópica de ácidos húmicos como marcador de fontes de mercúrio na Laguna de Grado (Itália)”. A palestra será apresentada pelo pesquisador Carlo Bravo, que falará sobre os dados preliminares resultantes da cooperação entre o IO e a Universidade de Trieste (Itália), cujo objetivo é investigar as fontes e os impactos da contaminação por mercúrio (natural ou antropogênica) em ambientes lagunares da Itália do norte.
A roda de discussões debaterá o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, que está estruturado em seis capítulos gerais (volume I), que incluem bases legais, fundamentos, objetivos, diretrizes, iniciativas transversais, arranjo institucional, estratégia de financiamento, monitoramento e gestão do conhecimento, e em 11 estratégias de adaptação setoriais e temáticas (volume II), que incluem Agricultura, Biodiversidade e Ecossistemas, Cidades, Desastres Naturais, Indústria e Mineração, Infraestrutura (Energia, Transportes e Mobilidade Urbana), Povos e Comunidades Vulneráveis, Recursos Hídricos, Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional e Zonas Costeiras. As inscrições para ouvinte devem ser feitas neste link e para palestrante aqui.
Nas discussões, será utilizado a metodologia do World Café, a qual se dividirá as mesas, de acordo com o número de pessoas, cada uma com um sub-item e uma pessoa responsável por relatar as discussões, visando a elaboração de um documento final para ser entregue ao MMA.
Os eventos acontecem às 16 horas, na sala 136, Prédio Principal do IO, localizado Praça do Oceanográfico, 191 na Cidade Universitária, São Paulo.
Mais Informações: site https://docs.google.com/drawings/d/1NA9pXOrsHo6P82VzHq_uH6Y0IzQ-c-Af3fw57XoRtBM/edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário