Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Grávida dá à luz no isolamento do presídio

Juiz titular da VEP afasta diretora de presídio 

O titular da Vara de Execuções Penais (VEP), juiz Eduardo Oberg, se manifestou nesta segunda-feira, dia 26, sobre o caso de uma detenta, grávida de nove meses, que foi colocada em isolamento e acabou dando à luz na solitária, na Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste. O magistrado determinou o afastamento provisório da diretora do presídio, Andreia Oliveira, bem como da subdiretora, até que se apure a responsabilidade pelo caso.
O juiz Oberg ordenou ainda que seja aberto um inquérito policial na 34 ª DP (Bangu) para investigar o ocorrido. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) terá de abrir um procedimento interno para apurar o que aconteceu com a gestante. O magistrado também vai encaminhar ao Ministério Público as peças processuais do caso. A presa deve ser transferida para um hospital psiquiátrico.
“Vamos adotar todas as medidas legais cabíveis. Consta no relatório que a presa teve o bebê dentro do isolamento e, mesmo com os gritos de outras detentas pedindo ajuda, ela só saiu com o bebê já no colo, com o cordão umbilical pendurado. Isso é de uma indignidade humana inaceitável nos dias de hoje e por conta disso é cabível o pedido de afastamento provisório da diretoria do presídio para que se apure tudo o que ocorreu”, ressalta o juiz Eduardo Oberg.
O magistrado destacou ainda que houve omissão no relato da diretora do presídio para o juiz Richard Robert Fairclough, responsável por fiscalizar a unidade após a VEP receber a denúncia. “Ela negou a ocorrência do fato, mas foi desmentida pelas presas, que relataram ao juiz Richard tudo que aconteceu no dia do parto. Após ter o bebê e ser atendida no hospital, a detenta ainda retornou ao isolamento. Isso é um absurdo”, enfatiza o juiz Oberg. O bebê foi encaminhado para um abrigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário