Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Base Nacional Comum nas escolas em debate no Rio


Seeduc dedicará esta quinta-feira (29/10) para debater a Base Nacional Comum nas escolas

A expectativa é que o documento final  seja lançado em março de 2016


As unidades escolares da rede estadual de ensino dedicarão esta quinta-feira (29/10) – Dia Estadual de Debate da Base Nacional Comum (BNC) – para discutir o tema. Com a iniciativa, o objetivo da Secretaria de Estado de Educação é fomentar uma construção coletiva, democrática e transparente capaz de contribuir para a elaboração do documento final, que deverá ser lançado, em março de 2016, pelo Ministério da Educação (MEC).
A partir da BNC, que é uma das importantes ferramentas na construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do Brasil, será possível definir os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas quatro Áreas de Conhecimento.
- A proposta da rede estadual é incentivar o protagonismo juvenil, fazendo com que nossos alunos contribuam junto aos professores. Tratar de currículo é tratar de percurso formativo do estudante. Logo, nossos jovens precisam estar engajados e ter voz ativa, opinando sobre o que querem aprender – destacou Adriana Lessa, diretora de Articulação Curricular da Seeduc e coordenadora estadual da BNC.
A finalidade da Base Nacional Comum é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes ao longo da trajetória compreendida desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Com a definição dos conhecimentos essenciais aos quais todos os alunos têm o direito de ter acesso, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica.
O debate, portanto, é relevante para a formação dos estudantes e o fortalecimento da identidade das escolas. Isso porque a proposta é que os documentos preliminares produzidos durante esse processo de discussão sejam analisados pela comunidade escolar, considerando suas características e o trabalho desenvolvido.

O Estado do Rio de Janeiro é o pioneiro na criação de um Currículo Básico para toda a rede de ensino. Essa foi uma das principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação no ano de 2011, marcado pelo início da implantação do novo Programa de Educação do Estado. Além de reduzir as desigualdades entre as escolas, a iniciativa contribuiu para o salto do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): o Rio saiu da 26ª colocação, em 2009/2010, para a 3ª melhor nota de todo o país, em 2013/2014.



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