Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Estudantes na Tijuca

TRE-RJ debate conscientização política com estudantes 

Um voto faz diferença? Como tirar o título de eleitor? O que são votos branco e nulo? Quais as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário? Estas e outras dúvidas sobre eleições e política foram debatidas e respondidas, na manhã desta terça (27), durante uma dinâmica de grupo desenvolvida pela juíza eleitoral Maria Aglaé Tedesco Vilardo no Colégio Estadual José Leite Lopes - Nave, na Tijuca, em ação promovida pelo programa "TRE Vai à Escola". "Com essa atividade, os jovens podem refletir, construir suas próprias ideias e criar uma consciência política", destacou a magistrada, que falou para mais de 50 alunos.

Outros temas debatidos pelos estudantes foram a participação das mulheres negras no poder, a entidade familiar atual e a criminalização do fornecimento de meios ou substâncias abortivas a uma gestante. Ex-professora da rede municipal de ensino, a juíza Maria Aglaé enfatizou a importância de que os adolescentes discutam os assuntos relevantes para a sociedade e conheçam os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. "O TRE-RJ, por meio desse programa, está plantando uma semente para que, no futuro, tenhamos uma juventude mais consciente dos problemas do seu país e interessada em melhorá-lo", ressaltou.

Para o aluno Matheus Rocha, de 16 anos, a atividade desenvolvida pela juíza, além de esclarecer suas dúvidas, ainda o estimulou a querer conversar com os amigos e familiares sobre política. "Foi uma experiência muito interessante. Nos fez pensar como a política ajuda a resolver nossos problemas. Vou tirar meu título e tentar conhecer as propostas dos candidatos para votar nas próximas eleições", afirmou. Este também é o desejo da sua colega de escola, Laís Xavier, de 16 anos: "Antes, não me sentia preparada para votar. Assustava-me ao ouvir os outros falarem sobre política e a atual crise do país, não entendia direito, por isso ainda não tirei o título. Mas, agora, quero me informar mais e participar das eleições", declarou a estudante.

Nesta semana, o programa "TRE Vai à Escola" fará mais duas ações em colégios da Tijuca, encerrando sua programação de outubro. Na quarta-feira (28), às 10h30, a juíza Maria Aglaé estará no Colégio Estadual João Alfredo, e, na quinta (29), no mesmo horário, no Colégio Estadual Antônio Prado Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário