Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 10 de outubro de 2015

Ingresso em escolas de Ensino Médio de Referência

Seeduc realizará o primeiro sorteio público 

Interessados poderão se inscrever no período de 14 a 30 de outubro
 
A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizará, este ano, o primeiro sorteio público para ingresso em escolas de Ensino Médio de Referência: Colégio Estadual Chico Anysio (Andaraí), Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto (Niterói) e Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva (Valença).
 
O acesso à rede estadual por sorteio acontecerá em caráter experimental, apenas nessas três escolas, com o objetivo de avaliar um novo modelo de ingresso, além do Matrícula Fácil. A escolha das unidades escolares se deu pelo fato de oferecerem o mesmo curso (Médio de Referência) em diferentes localidades.
 
A oferta inicial é de 272 vagas para a 1ª série do Ensino Médio, além da formação de cadastro de reserva.  Dessas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência (independente da rede de ensino de origem), 5% aos alunos da rede privada e 85% da rede pública. As inscrições para o sorteio ocorrerão no período de 14 a 30 de outubro, no endereço eletrônico http://www.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br.
 
No Ensino Médio de Referência, além de estudar em tempo integral, o aluno terá acesso a um currículo com nova proposta pedagógica, que prevê seu desenvolvimento cognitivo (aprendizagem das componentes curriculares tradicionais) associado ao socioemocional (responsabilidade, abertura para o novo, colaboração, comunicação, criatividade e autocontrole).
 
Para concorrer, será necessário ter nascido entre 31/01/1998 e 31/01/2004 (incluindo as duas datas), além de ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A documentação comprobatória deverá ser apresentada no ato da matrícula, por meio do Histórico Escolar ou da Declaração de Conclusão da unidade escolar onde cursou.
 
Os candidatos da rede particular de ensino, que tiverem cursado pelo menos o 9º ano do Ensino Fundamental com o benefício de bolsa de ensino integral, ou seja, correspondente a 100% do valor total da mensalidade, poderão optar por concorrer às vagas reservadas aos alunos da rede pública. Nesse caso, no ato da matrícula, será necessário comprovar a exigência, conforme previsto em edital.
 
A partir do dia 4 de novembro, os participantes poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que conterá informações sobre o Sorteio Público, previsto para ocorrer nos dias 10/11 (CE Almirante Rodrigues), 11/11 (CE Brigadeiro Castrioto) e 12/11 (CE Chico Anysio).
 
O comparecimento não é obrigatório para concorrer à vaga. Quem preferir poderá acompanhar pela internet - os números contemplados serão divulgados, em tempo real, no site http://www.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br. O resultado final do processo seletivo deverá ser divulgado no dia 13 de novembro.
 
Os candidatos contemplados deverão efetuar a confirmação da matrícula diretamente na unidade escolar, no período de 6 a 12 de janeiro de 2016. Na ocasião, será necessário apresentar a seguinte documentação: Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) e CPF (se possuir); Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal (no caso de menor de 18 anos); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus (fator RH), conforme disposto na Lei nº 6.683, de 15 de janeiro de 2014. 

Matrícula Fácil
 
Os candidatos que não forem sorteados poderão ingressar na rede por meio do site Matrícula Fácil, até o dia 1º de dezembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário