Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Educação Integral-RJ

Seeduc investe na ampliação do Programa 

No próximo ano, 23 escolas serão incorporadas à proposta

A Secretaria de Estado de Educação tem trabalhado para implementar em todas as unidades escolares da rede o Programa de Educação Integral, lançado no último dia 10. Para o próximo ano, 23 escolas serão incorporadas à proposta, que conta com duas dimensões: Solução Educacional e Dupla Escola. A expectativa é que 258 unidades escolares sejam contempladas, em todo Estado, até 2018, beneficiando cerca de 98 mil alunos.

A Solução Educacional é uma proposta curricular inovadora que vem ampliando as fronteiras da qualidade educacional do Ensino Médio no Estado do Rio. Esta iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria em conjunto com o Instituto Ayrton Senna e traz uma nova referência de escola para o jovem do século XXI.

No próximo ano, 19 unidades escolares receberão essa metodologia. Dessas, duas serão consideradas de referência: CE Brigadeiro Castrioto, em Niterói, e no CE Almirante Rodrigues Silva, em Valença.  Ambas terão o mesmo formato do Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí.

Inaugurada em 2013, essa foi a primeira escola a adotar uma proposta pedagógica que prevê o desenvolvimento cognitivo (aprendizagem das disciplinas tradicionais, raciocínio lógico e pensamento crítico) associado ao socioemocional (responsabilidade, abertura, colaboração, comunicação, criatividade e autocontrole).

Das demais unidades, 13 irão ofertar Ensino Médio (Nova Geração) e quatro, Ensino Fundamental Integral (2º segmento - 6º ao 9º ano). Nelas, haverá a integração das disciplinas da Base Nacional Comum e a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo às expectativas dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea.

Já o Dupla Escola compreende um novo arranjo para a Educação Básica, concretizado a partir da aliança entre a formação geral e a aquisição de competências e habilidades vocacionais. Atualmente, a modalidade de ensino conta com 22 unidades escolares, sendo quatro interculturais e 18 profissionalizantes. No próximo ano, serão quatro novas escolas com essa metodologia (uma intercultural e três profissionalizantes).

No Colégio Estadual São João, em Queimados, e no Ciep 111 – Gelson Freitas, em Mesquita, será oferecido curso de Técnico em Logística Comercial.  A proposta é uma parceria da Seeduc com as Lojas Americanas, com aval do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Senac. 

O Ciep 218 – Ministro Hermes Lima, em Caxias, contará com Ensino Médio Intercultural Brasil-Turquia. Fruto de um convênio com o Centro Cultural Brasil -Turquia, a unidade terá ênfase em Física e Informática /Robótica e nas línguas Inglesa e Turca.  

Serão formalizados, ainda, convênios com a PSA Peugeot Citroën Brasil, Senai e o RioSolidário para a criação do curso técnico em Eletrotécnica no Ciep 493 – Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa.

Entre as demais novidades que farão parte da rede estadual de ensino, até 2018, estão as ofertas de Ensino Médio Intercultural Brasil - Alemanha (ênfase em esportes; idiomas: inglês/alemão) e de Ensino Médio Intercultural Brasil - Itália (curso Técnico em Design; idioma: italiano). Além disso, algumas escolas contarão com cursos de técnico em Biotecnologia/Patologia, Automação/Mecatrônica, Reformas e Equipamentos, Química, Gestão do Esporte, Tecnologias Digitais, Formação para o Magistério em Libras, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário