Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 31 de outubro de 2015

Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade

Dias 13 e 14 de novembro, a partir das 10 horas, pesquisadores de diversas áreas se reúnem no III Simpósio Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade. O tema principal em debate será a discussão dos mecanismos utilizados na atualidade para fiscalizar e interditar a livre expressão, tendo como abordagem as áreas de Arte, Cinema e Televisão, Política, Educação, Mídias Digitais, Pornografia, Humor, Trabalho, Classificação Indicativa, Linguagem, Processos Judiciais e Jornalismo.
Durante o evento, haverá também o lançamento do livro Liberdade de Expressão e seus Limites, produzido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão (Obcom) em parceria com o Instituto Palavra Aberta. No encerramento, acontecerá uma discussão com leitura dramática da peça vetada Sortilégio, Mistério Negro, do ativista, jornalista, escritor e dramaturgo Abdias do Nascimento.
O simpósio é promovido pelo Obcom em conjunto com o Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), onde será realizado o evento (Rua dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo). O Obcom é um núcleo interdisciplinar de apoio à pesquisa sediado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e se dedica ao estudo da liberdade de expressão e da censura nas artes e nos meios de comunicação. A atividade é gratuita e aberta ao público.
Mais informações: (11) 3091-1607; email obcom@usp.br

Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (CCP/PPGEE) da Escola Politécnica (Poli) da USP divulgou o edital de abertura de inscrições ao processo seletivo. As inscrições vão até 11 de novembro.
O PPGEE dispõe de bolsas institucionais de mestrado e doutorado. As aulas terão início no primeiro semestre de 2016. Informações sobre o PPGEE e o edital de ingresso, incluindo datas importantes, procedimentos e orientadores credenciados, estão disponíveis no site.
A Poli está locallizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, São Paulo-SP.
Mais Informações: site http://200.144.182.81/qa.ppgee/#sthash.911J2k7a.dpuf

Contabilidade e Tributação

Nos dias 18 e 19 de novembro, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP será sede do primeiro Workshop de Contabilidade e Tributação.
O evento contará com palestras e painéis sobre diversos assuntos como convergência fiscal, auditoria fiscal, instrumentos financeiros compostos, tributos e sonegação, financiamento das empresas, entre outros.
As palestras e painéis serão ministrados e apresentados por profissionais de diversas instituições do Brasil. O workshop é gratuito e será realizado no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres (Bloco A) da FEARP, Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto-SP. Haverá transmissão ao vivo via IPTV.
A programação completa está disponível aqui. O primeiro Workshop de Contabilidade e Tributação é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEARP, USP e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o apoio da Fundace.
Mais informações: (16) 3315-0670; site https://www.fearp.usp.br/pt-br/ppgcc

Habilitação à livre-docência

Estão abertas até 11 de novembro, as inscrições para o concurso de habilitação à livre-docência junto aos Departamentos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.
O processo de seleção consistirá em uma prova escrita (peso 2); na defesa de tese ou de texto que sistematize, criticamente, a obra do candidato ou parte dela (peso 3); julgamento do memorial com prova pública de arguição (peso 4); e, por fim, na avaliação didática, representada por aula, a nível de pós-graduação. Esta última possuirá peso 1.
As inscrições ao concurso de títulos e provas para Professor Livre Docente destinam-se aos Departamentos de Cirurgia, Clínica Médica, de Nutrição e Produção Animal, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal,Patologia e Reprodução Animal da Faculdade.
Os interessados devem realizar seus pedidos de participação na Assistência Acadêmica da Faculdade, localizada no prédio administrativo.
Mais informações: email atacfmvz@usp.br ou acessando o edital do concurso

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dignidade Humana

Dias 4 e 5 de novembro, o Departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, promove a conferência internacional Human Dignity in the Social and Religious Thought; the Risale-i Nur Perspective.
A programação completa está disponível no site do evento.
A entrada na conferência é gratuita e sem necessidade de inscrição. Algumas palestras serão por videoconferência e outras presenciais.
O local é o Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI – RP), campus USP em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900.
Mais Informações: (16) 3315- 3723, e-mail franci@ffclrp.usp.br

Saídas para a crise

No dia 5 de novembro, das 17h30 às 19 horas, o CAVC da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove o debate Saídas para a crise – Sobre política econômica prevista para 2016.
O evento terá como palestrantes a professora Laura Carvalho e professor Marcos Lisboa. O encontro acontece na sala da Congregação, no prédio FEA-1.
Mais informações: E-mail digo.toneto@gmail.com; Telefone (11) 3091-5914

Cursos on line

No dia 6 de novembro, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP recebe o 12ºWorkshop NPT, que discutirá sobre o futuro dos cursos online abertos e massivo (MOOC – na sigla em inglês Massive Open Online Course). O evento acontece às 8h15.
O tema principal do encontro é a “Educação a Distância”. Organizado pelo grupo de pesquisa Núcleo Para o Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes Educacionais (NPT) da FEARP, o evento contará com palestras sobre diferentes temas relacionados ao EaD, uma das principais vertentes da modalidade de ensino que cresce a cada ano no Brasil. Outro destaque da programação é o minicurso de quatro horas “Produção de materiais instrucionais para EaD”. Para mais informações, consulte a programação.
A participação no evento poderá ocorrer de modo presencial ou por meio de transmissão via web ao vivo. As inscrições podem ser feitas no site. A taxa é de R$ 10,00.
O Workshop é organizado em parceria com a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Centro Universitário Claretiano de Batatais e Centro Universitário Barão de Mauá. A FEARP está localizada na Avenida Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.
Mais Informações: site http://workshop.npt.com.br/index.php/home, email dutra@usp.br

Pós-Graduação

No dia 5 de novembro, às 16 horas, o Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza o seminário acadêmico International Competition and Labor Market Adjustment.
O palestrante será o professor João Paulo Pessoa, da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV). O objetivo é abordar a interação entre países de alta e baixa média salarial e o bem-estar populacional nesse contexto. O texto-base para a palestra está disponível em inglês.
O evento é gratuito, não exige inscrição prévia e acontece na sala G1, no prédio FEA-1.
Mais informações: (11) 3091-5886 ; E-mail cpgipe@usp.br ; Site https://goo.gl/BEk3nJ

Prevenção da Aids

O Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da USP, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizam o Seminário Mediações Locais e o consumo da publicidade de prevenção da AIDS entre jovens de Mãe-Luiza, Natal – RN.
O evento acontece entre os dias 4 e 6 de novembro, das 14 às 17 horas, no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.
O palestrante será o professor Juciano de Sousa Lacerda, da UFRN. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de novembro pelo formulário. A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: site http://goo.gl/xNHeFL, telefone (11) 3091-4117

Ensino Médio de Referência-RJ

Seeduc encerra hoje as inscrições do primeiro sorteio público para ingresso em escolas de Ensino Médio de Referência

Terminam hoje as inscrições para o primeiro sorteio público para ingresso em escolas de Ensino Médio de Referência da Secretaria de Estado de Educação: Colégio Estadual Chico Anysio (Andaraí), Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto (Niterói) e Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva (Valença). Para participar, os interessados devem acessar o sitehttp://www.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br.

O acesso à rede estadual por sorteio acontece em caráter experimental, apenas nessas três escolas, com o objetivo de avaliar um novo modelo de ingresso, além do Matrícula Fácil. A escolha das unidades escolares se deu pelo fato de oferecerem o mesmo curso (Médio de Referência) em diferentes localidades.

A oferta inicial é de 272 vagas para a 1ª série do Ensino Médio, além da formação de cadastro de reserva.  Dessas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência (independente da rede de ensino de origem), 5% aos alunos da rede privada e 85% da rede pública.

No Ensino Médio de Referência, além de estudar em tempo integral, o aluno terá acesso a um currículo com nova proposta pedagógica, que prevê seu desenvolvimento cognitivo (aprendizagem das componentes curriculares tradicionais) associado ao socioemocional (responsabilidade, abertura para o novo, colaboração, comunicação, criatividade e autocontrole).

Para concorrer, é necessário ter nascido entre 31/01/1998 e 31/01/2004 (incluindo as duas datas), além de ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A documentação comprobatória deverá ser apresentada no ato da matrícula, por meio do Histórico Escolar ou da Declaração de Conclusão da unidade escolar onde cursou.

Os candidatos da rede particular de ensino, que tiverem cursado pelo menos o 9º ano do Ensino Fundamental com o benefício de bolsa de ensino integral, ou seja, correspondente a 100% do valor total da mensalidade, podem optar por concorrer às vagas reservadas aos alunos da rede pública. Nesse caso, no ato da matrícula, será necessário comprovar a exigência, conforme previsto em edital.

A partir do dia 4 de novembro, os participantes poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que conterá informações sobre o Sorteio Público, previsto para ocorrer nos dias 10/11 (CE Almirante Rodrigues), 11/11 (CE Brigadeiro Castrioto) e 12/11 (CE Chico Anysio).

O comparecimento não é obrigatório para concorrer à vaga. Quem preferir poderá acompanhar pela internet - os números contemplados serão divulgados, em tempo real, no site http://www.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br. O resultado final do processo seletivo deverá ser divulgado no dia 13 de novembro.

Os candidatos contemplados deverão efetuar a confirmação da matrícula diretamente na unidade escolar, no período de 6 a 12 de janeiro de 2016. Na ocasião, será necessário apresentar a seguinte documentação: Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) e CPF (se possuir); Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal (no caso de menor de 18 anos); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus (fator RH), conforme disposto na Lei nº 6.683, de 15 de janeiro de 2014. 

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Produtos antiparasitários

No dia 30 de outubro, às 10 horas, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) recebe a palestra From Molecules To Genes To Molecules: New Approaches To Antiparasitic Natural Product Discovery. O palestrante será o professor Roger Linington, da Simon Fraser University.
A palestra, gratuita, ocorrerá no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site.
Mais informações: (16) 3373-8272; Site http://www5.iqsc.usp.br/eventos/#

Portal da infância e juventude

TJRJ vai lançar Portal da Infância e da Juventude no dia 3

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai lançar um portal exclusivo com informações relativas ao tema da infância e juventude, com o objetivo de difundir as iniciativas da área para magistrados e para a sociedade. O Portal da Infância e da Juventude será inaugurado pelo presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, no dia 3 de novembro, às 14h, em cerimônia no Salão Nobre do Tribunal. O endereço eletrônico poderá ser acessado através da página inicial do Poder Judiciário ou diretamente pelo site, que está sendo finalizado. 

No portal ficarão agregados conteúdos da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas de Infância e Juventude e Idoso (CEVIJ) e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI). O site vai reunir todas as iniciativas de sucesso dos juízes da infância transformadas em projetos institucionalizados por atos do presidente do TJ, com regulamentos definidos. Um exemplo será o Projeto de Apadrinhamento, criado e desenvolvido pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza na área de abrangência da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, que a partir de novembro vai ser estendido para todo o estado do Rio. 

A coordenadora judiciária das Varas de Infância e Juventude do Rio, juíza Raquel Chrispino, destaca a importância do novo canal online. “As políticas de infância e juventude em nosso país têm um modelo de construção em rede, no qual a comunicação torna-se um essencial instrumento. O portal poderá colaborar para o intercâmbio de informações entre a administração do TJ e os juízes, entre os juízes e equipes técnicas com a mesma competência e também entre os demais atores da rede de proteção. O Poder Judiciário tem um papel muito importante para a garantia de direitos das crianças e adolescentes e muito do que é feito não é de conhecimento do público em geral", ressalta a magistrada. 

No espaço reservado à CEJAI, será disponibilizada a Cartilha de Adoção Internacional e os contatos para quem quiser obter mais detalhes sobre o assunto. “A ideia é, além de informar, desmistificar a adoção internacional, para que os operadores do direito percebam que, apesar de ser uma excepcionalidade, pode ser a última chance para que a criança tenha seu direito à convivência familiar e comunitária garantido”, enfatiza a equipe da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional.

Também serão exibidas informações gerais, como autorização para viagens de menores, alvará para participação em eventos, Jogos Olímpicos Rio 2016, legislação, instrumentos firmados pelo Poder Judiciário na área da infância e juventude, cadastros, Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (NUDECA) da Corregedoria Geral de Justiça e dados sobre a Rede de Proteção à Infância que englobam os Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares, Programas de Acolhimento Institucional e Familiar, Entidades de Execução de Medidas Socioeducativas, Rede de Atenção Psicossocial e relação de CREAS.  

Além disso, serão divulgados links úteis, a relação de Varas da Infância e da Juventude em todo o estado e produções de cunho acadêmico dos profissionais que compõem as equipes técnicas de assessoramento aos diversos juízes. 


Complexo da Maré

Justiça Itinerante reinaugura serviços para moradores da Maré

O programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), reinaugura na próxima quarta-feira, dia 4, a prestação de serviços à população do Complexo de Favelas da Maré. O atendimento passará a ser realizado na sede do Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva (CPOR), das 9h às 15h.
Magistrados e servidores, aliados aos representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, irão prestar serviços voltados ao Direito de Família (divórcio, conversão de união estável em casamento, ação de alimentos, reconhecimento de paternidade, etc.). Atividades competentes aos Juizados Especiais Cíveis e de erradicação do sub-registro também estão entre as atividades.
O programa Justiça Itinerante tem como objetivos ampliar o acesso à Justiça e fomentar a cidadania, através de atendimentos regulares. A iniciativa é coordenada pela Divisão de Justiça Itinerante e acesso à Justiça (DIJUI), ligada ao Departamento de Instrução Processual (DEINP) da Diretoria Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR).
SERVIÇO
Justiça Itinerante – Complexo da Maré
Local: quartel do CPOR - Av. Brasil, 5292 – Bonsucesso.
Horário: 9h às 15h

Realengo-Zona Oeste

Justiça Itinerante atenderá no Batan às terças-feiras
Os atendimentos realizados pelo programa Justiça Itinerante na comunidade do Batan, em Realengo, Zona Oeste do Rio, ganham nova data a partir de novembro. A prestação de serviços nas áreas do Direito da Família, conversão de união estável em casamento e sub-registros, entre outras atividades, passa a ser realizada sempre às terças-feiras.
Dessa forma, o cronograma do programa Justiça Itinerante no Batan fica assim:
Novembro – 03, 10, 17 e 24
Dezembro – 01 e 15
O atendimento é feito das 9h às 15h no Largo do Chuveirinho, Estrada do Engenho Novo com a Rua São Dagoberto, em frente ao nº 27, em Realengo.
Outras informações pelos telefones 3133-2999 ou 3133-3468 ou pelo e-mail justicaitinerante@tjrj.jus.br



Vara da Infância

Justiça concede guarda provisória de bebê nascido em presídio aos tios 
O juiz Sergio Luiz Ribeiro de Souza, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, concedeu aos tios maternos, nesta quinta-feira, dia 29, a guarda provisória do bebê nascido dentro do isolamento da Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste. No dia 11 de outubro, uma detenta, grávida de nove meses, que sofre de problemas psiquiátricos, deu à luz enquanto estava na solitária. Mesmo com os gritos de outras presas pedindo ajuda, a gestante só saiu do isolamento com o bebê já no colo, com o cordão umbilical pendurado. Após o episódio, o titular da Vara de Execuções Penais (VEP), juiz Eduardo Oberg, determinou o afastamento provisório da diretora do presídio, Andreia Oliveira, assim como da subdiretora, Ana Paula da Silva Carvalho.
“Os resultados dos estudos social e psicológico que pedi para fazer com urgência foram positivos em relação à família da criança. Os tios maternos já podem pegar o Termo de Guarda Provisória”, afirma o juiz Sergio Luiz Ribeiro de Souza. Com a decisão, o bebê já pode deixar o Abrigo Evangélico da Pedra de Guaratiba e ir para casa. A guarda definitiva só sairá ao final do processo.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Novo protótipo Baja

Dia 29 de outubro, às 19h30, no campus 1 da USP em São Carlos, a Equipe EESC-USP Baja SAE apresentará seu novo carro que competirá durante o ano de 2016.
O evento faz parte da programação da décima Semana da Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que acontece de 26 a 30 de outubro, organizada por alunos de graduação do curso de Engenharia Mecânica da Escola.
A atividade será iniciada com uma palestra sobre diagnóstico automotivo no Anfiteatro Jorge Caron da EESC e, em seguida, os participantes poderão conferir o protótipo em movimento enquanto desfrutam de um coquetel que estará servido no Espaço Primavera, localizado no Bloco E-1.
Entre as mudanças desenvolvidas no protótipo em relação ao modelo atual, o veículo traz uma nova suspensão, mais leve e com geometria inédita, além de uma caixa de transmissão inovadora.
Mais informações: (16) 3373-8862; e-mail divulgacao.baja@gmail.com

Café com Ciência

Nesta quinta, dia 29 de outubro, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP promove mais uma edição do Café com Ciência e em seguida uma roda de discussões sobre o Plano Nacional de Adaptação ao Clima, aberto para Consulta Pública pelo Ministério do Meio Ambiente.
Café com Ciência discutirá o tema “Composição isotópica de ácidos húmicos como marcador de fontes de mercúrio na Laguna de Grado (Itália)”. A palestra será apresentada pelo pesquisador Carlo Bravo, que falará sobre os dados preliminares resultantes da cooperação entre o IO e a Universidade de Trieste (Itália), cujo objetivo é investigar as fontes e os impactos da contaminação por mercúrio (natural ou antropogênica) em ambientes lagunares da Itália do norte.
A roda de discussões debaterá o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, que está estruturado em seis capítulos gerais (volume I), que incluem bases legais, fundamentos, objetivos, diretrizes, iniciativas transversais, arranjo institucional, estratégia de financiamento, monitoramento e gestão do conhecimento, e em 11 estratégias de adaptação setoriais e temáticas (volume II), que incluem Agricultura, Biodiversidade e Ecossistemas, Cidades, Desastres Naturais, Indústria e Mineração, Infraestrutura (Energia, Transportes e Mobilidade Urbana), Povos e Comunidades Vulneráveis, Recursos Hídricos, Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional e Zonas Costeiras. As inscrições para ouvinte devem ser feitas neste link e para palestrante aqui.
Nas discussões, será utilizado a metodologia do World Café, a qual se dividirá as mesas, de acordo com o número de pessoas, cada uma com um sub-item e uma pessoa responsável por relatar as discussões, visando a elaboração de um documento final para ser entregue ao MMA.
Os eventos acontecem às 16 horas, na sala 136, Prédio Principal do IO, localizado Praça do Oceanográfico, 191 na Cidade Universitária, São Paulo.
Mais Informações: site https://docs.google.com/drawings/d/1NA9pXOrsHo6P82VzHq_uH6Y0IzQ-c-Af3fw57XoRtBM/edit

Dosimetria óptica

Nesta quinta, 29 de outubro, às 16h30, tem palestra Dosimetria óptica aplicada a sistemas biológicos, com o professor Luciano Bachmann, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.
A palestra é promovida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. É gratuita, aberta ao público e para participar basta comparecer no Anfiteatro Pedreira de Freitas, Prédio Central da FMRP, campus USP em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900.
Mais informações: e-mail: ivone@fmrp.usp.br

Dispositivos Móveis

Estão abertas até esta quinta-feira, 29 de outubro, as inscrições para o curso sobre Usabilidade em interfaces para dispositivos móveis do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso é presencial e aberto a todos os interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo sistema Apolo  ou enquanto houver vagas.
O objetivo é capacitar a comunidade de profissionais com interesse na área de usabilidade de produtos a efetuar tarefas de inspeção de usabilidade seguindo o método de avaliação heurística. O curso será realizado no dia 7 de novembro das 8 às 18 horas no ICMC, localizado na Avenida Trabalhador Sancarlense, 400, São Carlos.
Os ministrantes são os mestrandos do ICMC André Salgado e Sandra Rodrigues. O material utilizado no curso é baseado nos resultados parciais da pesquisa desenvolvida por Salgado. Os participantes serão convidados a contribuir com esses resultados por meio das cinco práticas de inspeção que serão apresentadas durante o curso, o qual ocorrerá no laboratório 1-004 do ICMC (SAP1). Para mais informações, consulte estelink.
Mais Informações: Tel (16) 3373-9146, email ccex@icmc.usp.br, site http://goo.gl/e8izuS

Base Nacional Comum nas escolas em debate no Rio


Seeduc dedicará esta quinta-feira (29/10) para debater a Base Nacional Comum nas escolas

A expectativa é que o documento final  seja lançado em março de 2016


As unidades escolares da rede estadual de ensino dedicarão esta quinta-feira (29/10) – Dia Estadual de Debate da Base Nacional Comum (BNC) – para discutir o tema. Com a iniciativa, o objetivo da Secretaria de Estado de Educação é fomentar uma construção coletiva, democrática e transparente capaz de contribuir para a elaboração do documento final, que deverá ser lançado, em março de 2016, pelo Ministério da Educação (MEC).
A partir da BNC, que é uma das importantes ferramentas na construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do Brasil, será possível definir os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas quatro Áreas de Conhecimento.
- A proposta da rede estadual é incentivar o protagonismo juvenil, fazendo com que nossos alunos contribuam junto aos professores. Tratar de currículo é tratar de percurso formativo do estudante. Logo, nossos jovens precisam estar engajados e ter voz ativa, opinando sobre o que querem aprender – destacou Adriana Lessa, diretora de Articulação Curricular da Seeduc e coordenadora estadual da BNC.
A finalidade da Base Nacional Comum é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes ao longo da trajetória compreendida desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Com a definição dos conhecimentos essenciais aos quais todos os alunos têm o direito de ter acesso, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica.
O debate, portanto, é relevante para a formação dos estudantes e o fortalecimento da identidade das escolas. Isso porque a proposta é que os documentos preliminares produzidos durante esse processo de discussão sejam analisados pela comunidade escolar, considerando suas características e o trabalho desenvolvido.

O Estado do Rio de Janeiro é o pioneiro na criação de um Currículo Básico para toda a rede de ensino. Essa foi uma das principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação no ano de 2011, marcado pelo início da implantação do novo Programa de Educação do Estado. Além de reduzir as desigualdades entre as escolas, a iniciativa contribuiu para o salto do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): o Rio saiu da 26ª colocação, em 2009/2010, para a 3ª melhor nota de todo o país, em 2013/2014.



Vara de Execuções Penais (VEP)

Traficantes vão cumprir regime disciplinar diferenciado

O titular da Vara de Execuções Penais (VEP), juiz Eduardo Oberg, determinou na terça-feira, dia 27, que os traficantes Carlos Eduardo Rocha Freire Barbosa, o "Kadu Playboy", e Carlos Henrique dos Santos Gravini, o "Rato da Cidade Alta", sejam encaminhados ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Segundo o magistrado, eles continuam a comandar a organização criminosa da qual fazem parte mesmo de dentro de Bangu 3, no Complexo Penitenciário de Gericinó, onde estão presos.
No RDD, o preso é mantido em cela individual a maior parte do dia, com restrição de visitação e acesso a outros detentos. Também não é permitido contato com o mundo exterior, através de jornais, televisão e outros meios de informação. O preso pode ficar sob este regime de disciplina carcerária por 360 dias. 

Teoria das Categorias

Nesta quarta, dia 28 de outubro, às 13 horas, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos recebe a palestra Limits (of nets) are (categorical) limits.
O tema central da discussão é a “Teoria de Categorias”, um ramo da matemática que lida com conceitos aplicáveis a inúmeras e diferentes áreas. Na palestra, será mostrado como a noção de limites (de sequências, redes etc.) em topologia é um caso particular e pertencente à Teoria de Categorias.
Ministrada por Renan Maneli Mezabarba, aluno de doutorado do ICMC, o evento faz parte dos “Seminários de Pós-Graduação em Matemática”, que vão de 26 a 29 de outubro. Para saber mais sobre outras palestras e seminários clique aqui.
A palestra é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Ela será na sala 3010, do ICMC, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos
Mais informações: (16) 3373-9622, e-mail eventos@icmc.usp.br, site http://goo.gl/JDJXYb

Terra 2.0

No dia 29 de outubro, às 16 horas, o Instituto de Física (IF) da USP realiza o colóquio “A procura de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0″.
O palestrante é o professor Jorge Melendez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Em outubro 2015 são celebrados os 20 anos da descoberta do primeiro planeta fora de nosso sistema solar (exoplaneta) orbitando em torno estrela de tipo solar. Atualmente são conhecidos quase 2000 exoplanetas, porém nenhum deles pode ser chamado de “Terra 2.0″. Na palestra serão descritos os esforços do grupo de pesquisa do IAG para a descoberta de uma “Terra 2.0″ e de um “Sistema Solar 2.0″.
O colóquio acontece no auditório Abrahão de Moraes do IF, Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo. Entrada franca. O evento terá transmissão via iptv.usp.br.
Mais informações: email noticias@if.usp.br

Crise Hídrica

A grave falta de água que afeta diversas regiões do país e em especial as áreas metropolitanas será o foco do “V GovAgua – Encontro de Governança da Água”. O debate deste ano buscará mostrar as diferentes iniciativas da sociedade para enfrentar situações de escassez hídrica. O encontro acontece de 10 a 13 de novembro, das 9 às 18 horas, no auditório do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.
Em sua quinta edição, o GovAgua buscará ampliar os diálogos entre agendas que promovam o envolvimento de atores sociais de diversos segmentos na busca de soluções para a governança da água. Iniciados em 2007, os encontros têm a finalidade de aprofundar e compartilhar conhecimentos e estimular novos caminhos para enfrentar os desafios relacionados com o tema.
Estão previstas a participação de Bernard Barraqué, da Agro ParisTech – École Nationale du Génie Rural, des Eaux et des Fôrets, França; Alex Ricardo Caldera Ortega, da Universidad de Guanajuato, México; Doug Parker, diretor da California Institute for Water Resources and Strategic Initiative Leader for the Water Initiative, dos Estados Unidos, entre outros.
A programação completa está na página do evento. Inscrições e informações pelo email comunicacao@iee.usp.br. Estudantes de Graduação e de Pós-graduação pagam R$ 40,00 até 31 de outubro de 2015 e R$ 50,00 após essa data. Para profissionais e docentes, os valores são de R$ 120,00 e R$ 150,00. O local é Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo. Transmissão ao vivo pela internet.
Mais  informações: (11) 3091-1678; email sedini@usp.br

Liga de Psiquiatria

No dia 16 de novembro, das 14 às 18 horas, a Liga de Psiquiatria da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove o seu décimo primeiro simpósio com o tema A Saúde Mental e a Família.
A abertura será com os professores Luiz Jorge Pedrão e Adriana Inocenti Miasso, ambos da EERP, e com os membros da Liga de Psiquiatria, que abordarão sobre A mandala, a saúde mental e a família.
Em seguida, a dona de casa Maria Zélia Sérgio de Freitas dará depoimento sobre A experiência de conviver com um familiar com diagnóstico de transtorno mental. Maria Zélia descobriu a esquizofrenia do filho quando ele estava com 12 anos de idade.
Após o depoimento, a professora Sueli Frari Galera, da EERP, faz palestra sobre A saúde mental e a família. Após, os professores Jacqueline de Souza, Luiz Jorge Pedrão e Adriana Inocenti Miasso coordenam debate sobre o tema e o encerramento do evento.
As inscrições custam R$ 10,00, e devem ser feitas no corredor da cantina da EERP, de segunda a sexta-feira, das 13 às 14 horas, e das 18 às 19 horas. O décimo primeiroSimpósio da Liga de Psiquiatria será no Auditório I da EERP, na Avenida Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.
Mais informações: (16) 3315 3418; email lujope@eerp.usp.br

Aprendizado eletrônico

No dia 29 de outubro, às 9 horas, no Auditório do Centro de Aperfeiçoamento Didático de Ribeirão Preto (antigo auditório do CETI-RP) acontece a palestra Praticando aprendizado eletrônico: Tidia-Ae. O evento integra o “Ciclo de atividades para o desenvolvimento docente” da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.
O encontro é direcionado a docentes do Campus de Ribeirão Preto e pós-doutorandos. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas neste endereço eletrônico.
Mais informações: prg_md@usp.br

Estudantes na Tijuca

TRE-RJ debate conscientização política com estudantes 

Um voto faz diferença? Como tirar o título de eleitor? O que são votos branco e nulo? Quais as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário? Estas e outras dúvidas sobre eleições e política foram debatidas e respondidas, na manhã desta terça (27), durante uma dinâmica de grupo desenvolvida pela juíza eleitoral Maria Aglaé Tedesco Vilardo no Colégio Estadual José Leite Lopes - Nave, na Tijuca, em ação promovida pelo programa "TRE Vai à Escola". "Com essa atividade, os jovens podem refletir, construir suas próprias ideias e criar uma consciência política", destacou a magistrada, que falou para mais de 50 alunos.

Outros temas debatidos pelos estudantes foram a participação das mulheres negras no poder, a entidade familiar atual e a criminalização do fornecimento de meios ou substâncias abortivas a uma gestante. Ex-professora da rede municipal de ensino, a juíza Maria Aglaé enfatizou a importância de que os adolescentes discutam os assuntos relevantes para a sociedade e conheçam os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. "O TRE-RJ, por meio desse programa, está plantando uma semente para que, no futuro, tenhamos uma juventude mais consciente dos problemas do seu país e interessada em melhorá-lo", ressaltou.

Para o aluno Matheus Rocha, de 16 anos, a atividade desenvolvida pela juíza, além de esclarecer suas dúvidas, ainda o estimulou a querer conversar com os amigos e familiares sobre política. "Foi uma experiência muito interessante. Nos fez pensar como a política ajuda a resolver nossos problemas. Vou tirar meu título e tentar conhecer as propostas dos candidatos para votar nas próximas eleições", afirmou. Este também é o desejo da sua colega de escola, Laís Xavier, de 16 anos: "Antes, não me sentia preparada para votar. Assustava-me ao ouvir os outros falarem sobre política e a atual crise do país, não entendia direito, por isso ainda não tirei o título. Mas, agora, quero me informar mais e participar das eleições", declarou a estudante.

Nesta semana, o programa "TRE Vai à Escola" fará mais duas ações em colégios da Tijuca, encerrando sua programação de outubro. Na quarta-feira (28), às 10h30, a juíza Maria Aglaé estará no Colégio Estadual João Alfredo, e, na quinta (29), no mesmo horário, no Colégio Estadual Antônio Prado Junior.

Santa Casa de Campos

 Presidente do TJRJ mantém decisão de suspender decreto municipal

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, manteve na terça-feira, dia 27, a decisão do juiz Elias Pedro Sader Neto, da 1ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, que determina a imediata suspensão do Decreto Municipal nº 272/2015, reintegrando os bens e serviços da Santa Casa de Misericórdia de Campos como instituição filantrópica e devolvendo a competência administrativa à Junta Interventora da unidade hospitalar.
A Junta Interventora da Santa Casa de Misericórdia havia suspendido as internações dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) enviados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, além de determinar que os pacientes internados na Santa Casa e no Hospital de Apoio Manoel Cartucho, também em Campos, fossem reinseridos na Central de Regulação Municipal e, consequentemente, removidos para outros hospitais.
A prefeita Rosinha Garotinho editou o decreto requisitando a administração temporária da unidade hospitalar privada, alegando que a saúde pública do município já se encontra em “estado de perigo público iminente” por falta de verba, e que a paralisação da Santa Casa de Misericórdia colocaria em risco toda a população de Campos.
O presidente do TJRJ havia determinado prazo de 40 horas para que o juiz Elias Pedro Sader Neto prestasse esclarecimentos sobre a prestação dos serviços de saúde de Campos. O magistrado disse que a decisão de suspender as internações foi tomada após o diretor e responsável técnico pelo hospital, o médico Ricardo Madeira Coelho de Azevedo, informar que o estabelecimento não tinha condições de receber mais pacientes, sob pena de comprometer a eficiência dos que já estão internados. O juiz informou ainda que a Junta Interventora, já reconduzida à administração do local, determinou a reativação, pelo prazo de 15 dias, do serviço de prestação de saúde, tendo em vista o reabastecimento com medicamentos e insumos necessários para o seu funcionamento, além do pagamento parcial pela Prefeitura de Campos do valor referente ao mês de agosto.
“Firmadas tais premissas, há de ser mantida, ao menos por ora, a eficácia da decisão prolatada pelo MM. Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Campos dos Goytacazes, a qual se harmoniza plenamente com um dos pilares essenciais do ordenamento jurídico pátrio, a saber, a garantia da vida”, afirma o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.
Em outro trecho da decisão, o presidente do TJRJ destaca que haverá uma audiência especial nesta quarta-feira, dia 28, para solucionar o impasse. “O Município ainda deveria à Santa Casa valores vultosos, em torno de R$ 5 milhões, a comprometer o planejamento e gestão da instituição. Entrementes, vale destacar a designação de audiência especial para o dia 28/10/15, pelo citado Magistrado, com o escopo de tentar solucionar a questão. Verifica-se, portanto, que toda a celeuma encontra-se diretamente vinculada à precariedade do sistema público de saúde”, ressalta o presidente do TJRJ.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Novo juízes eleitorais

TRE-RJ escolhe 13 novos juízes eleitorais

O Colegiado do TRE-RJ escolheu, na sessão de segunda-feira (26), os juízes que vão assumir a titularidade de 13 zonas eleitorais. A função é exercida exclusivamente por juízes estaduais de direito, para um mandato de dois anos. Eles vão atuar como juízes eleitorais nos municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, São João do Meriti e Valença, além da 192ª ZE da Ilha do Governador e 235ª ZE de Magalhães Bastos, na Capital. A solenidade de posse será no Plenário do TRE-RJ, no dia 4 de novembro, às 17h.

Fiscalização em presídios



Juiz apreende material irregular na fiscalização em presídios

O juiz Richard Robert Fairclough, da Vara de Execuções Penais (VEP), apreendeu diversos materiais irregulares durante fiscalização nas penitenciárias Plácido Sá Carvalho, em Bangu, e Milton Dias Moreira e Cotrim Neto, em Japeri, na Baixada Fluminense.
No presídio Plácido Sá Carvalho, foram encontrados 14 celulares, 11 facas, dois relógios de marca, um perfume importado, R$ 1.650 em espécie, um pen drive, além de chips e bateria de celular. Segundo o juiz Richard Robert, os objetos estavam em uma cela destinada à custódia de milicianos.
Já no presídio Milton Dias Moreira, o magistrado apreendeu maconha escondida em uma caixa de leite. Ainda no Complexo de Japeri, após vistoria no presídio Cotrim Neto, foram encontrados maconha, cocaína, três celulares e dois carregadores.
Segundo o magistrado, assim que os responsáveis pelos materiais forem identificados, eles serão punidos administrativamente, podendo responder a um processo penal.


Matrículas na rede estadual-RJ

Secretaria de Estado de Educação abre matrícula para 2016 nesta terça, 27

Interessados terão até o dia 1º de dezembro para se inscrever na primeira fase

A Secretaria de Estado de Educação inicia, nesta terça-feira (27/10), a primeira fase da pré-matrícula no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Na página eletrônica, há informações sobre o processo de inscrição, escolas com vagas disponíveis, idade para se inscrever em cada série ofertada, e como e quando confirmar sua matrícula na escola. 

Este ano, não haverá mais processo seletivo para as escolas que anteriormente contavam com essa forma de ingresso. Com exceção das unidades de Ensino Médio de Referência, cuja entrada será por meio de sorteio público, para garantir uma vaga nas demais escolas da rede é necessário acessar o site ‘Matrícula Fácil’. 

No dia 23 de dezembro, a Seeduc divulgará a relação nominal de todos os estudantes alocados. Além disso, será enviado SMS para os candidatos que, no ato na matrícula, cadastraram corretamente o número do celular. No período de 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada. As informações sobre a alocação, bem como datas e horários para apresentação, estarão disponíveis no menu ‘Consulte sua Inscrição’.

Na ocasião, será preciso apresentar os seguintes documentos: identidade ou documento que a substitua e CPF (se possuir); histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo sanguíneo e o fator rhesus (fator RH). 

A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 19 a 24 de janeiro, sendo os dois primeiros dias (19/01 e 20/01) exclusivos para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não confirmaram matrícula e os novos dos ensinos Fundamental e Médio. 

As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (formação de professores em horário integral); módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; e fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos.  

Dupla Escola

Ensino Médio Vocacional Profissionalizante - Reúne as propostas de formação técnica de nível médio com formatos diversos, sob a égide da educação integral. Oferecendo ao aluno horário diferenciado e formação plena, a proposta conjuga a formação geral à formação para a cidadania e para o mundo do trabalho. 
Ensino Médio Vocacional Intercultural - Percurso formativo que garante ao aluno o domínio e o uso da língua estrangeira de forma fluente, beneficiando-o com a ampliação dos conhecimentos em diversas áreas do conhecimento – o que é desenvolvido e estimulado através de um trabalho interdisciplinar. O ensino da língua estrangeira é concebido como estratégia para a formação de alunos críticos e autônomos. 
Ensino Médio Articulado ao Técnico - Proposta inovadora de educação profissional direcionada aos alunos do nível médio. 

Solução Educacional

Proposta que prioriza a educação integral, concretizada a partir da aliança entre a formação geral e a aquisição de competências e habilidades diferenciais. Dispensa tratamento integrador ao currículo escolar, baseando-se no conceito de educação plena e relacionando os saberes aos desafios juvenis, ao conhecimento acumulado e a transformação da realidade. 

Renovação de Matrícula

Para quem já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola, é preciso  renovar a matrícula na unidade escolar, diretamente na secretaria da escola, até o dia 20 de novembro.