Olimpíadas motivam alunos da rede estadual a se tornarem atletas profissionais
Jovens buscam atingir as melhores marcas e chegar à competição
Desde a confirmação dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, os alunos Anne Carolinne Oliveira, Max Paulo Oliveira e Gabriela Mourão, do Ciep 321 – Doutor Ulisses Guimarães, em Curicica, passaram a ter uma dupla jornada, conciliando treinos e atividades escolares. Os estudantes, que já conquistaram cerca de 150 medalhas, entre competições locais, estaduais, nacionais e internacionais, seguem em busca de um mesmo sonho: Disputar uma Olimpíada.
Gabriela Mourão, aluna da 1ª série do Ensino Médio, com 16 anos, já foi campeã brasileira mirim, nos 75 e 250 metros rasos, nos anos de 2012, 2013 e 2014. A atleta conquistou medalha de ouro, nos 75 metros rasos, e prata, nos 250 metros rasos, durante o Campeonato Sul-Americano Escolar, na Argentina, em 2013. Gabriela chegou a participar do Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo, realizado na Colômbia, em julho.
A atleta, que tem o irmão como maior incentivador, revela que a sua maior meta é disputar os Jogos Olímpicos.
- O meu irmão Vítor Mourão é minha referência. Ele já conquistou medalha de prata nos 200m rasos no Mundial de Menores, na Ucrânia, e no Pan-Americano de Juvenis, na Colômbia. Os resultados dele me motivam bastante, é um exemplo a ser seguido. Vou continuar me esforçando, treinando com ele, para chegar às Olimpíadas. Esse é o meu objetivo. – disse.
A família Oliveira dos Santos também tem talento para o atletismo. Os irmãos Anne Carolinne, 17 anos, e Max, 16 anos, alunos da 3ª série e 1ª série do Ensino Médio, respectivamente, apostam na carreira esportiva. Atleta dos 100 metros com barreira, na categoria menor, Anne Carolinne irá defender o Rio de Janeiro nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão em Londrina (PR), em novembro. A estudante é campeã estadual, desde 2012, e conquistou ouro nos Jogos Escolares da Juventude, em 2014, na Paraíba.
Max Oliveira, atleta dos 800 metros rasos, na categoria menor, também irá participar da competição nacional. Campeão estadual nos anos de 2013, 2014 e 2015, nas modalidades 800 e 1.000 metros rasos, nas categorias mirim e menor, o estudante conta que já pensou em desistir, mas contou com o apoio dos professores.
- A gente precisa ter muita força de vontade para superar os nossos problemas e seguir focados no que acreditamos. Em 2013, me afastei por um tempo do atletismo, mas meus professores insistiram e me incentivaram a retornar. Eu quero ser um grande atleta, ser campeão Olímpico, mas também sonho em seguir a carreira militar. – destacou.
A diretora geral da unidade escolar, Maria Abadia Rodrigues, explica como o esporte colabora para o melhor rendimento e desenvolvimento dos jovens.
- Os alunos são participativos, interessados e disciplinados. Percebemos que eles têm foco. Conseguem conciliar a prática esportiva e os estudos, mantendo boas notas. O rendimento deles na escola é fundamental para que continuem treinando. – explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário