Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Quadro de Burle Marx

Justiça do Rio apreende quadro de Burle Marx desaparecido há 19 anos

O juiz  da 9ª Vara Cível do Rio, Paulo Roberto Corrêa, deferiu liminar determinando a apreensão de um quadro do paisagista Roberto Burle Marx, que estava desaparecido há 19 anos e que iria a leilão extrajudicial na terça-feira, dia 15 de setembro.
A decisão do juiz ocorreu antes da realização do leilão extrajudicial, que ocorreria na galeria do leiloeiro Roberto Hadad, na Rua Pompeu Loureiro, em Copacabana. A obra, agora, está em poder dos autores da ação, espólio de Anna Maria Braune de Paula, sobrinha do paisagista, e Manuel Barros de Paula, viúvo de Anna Maria.
O juiz explicou que há provas contundentes de que a obra pertencia aos requerentes. “Entre muitos fatos que comprovam isso, consta também nos autos do processo o depoimento de um dos herdeiros do paisagista Burle Marx, Augusto Frederico Burle Filho, atestando que a obra sempre pertenceu à sua sobrinha”, frisou o juiz Paulo Roberto Corrêa.
No dia 8 de maio de 1996, quando ainda estava viva, Anna Maria resolveu consignar junto ao marchant Helder Paraná do Couto, que residia em Teresópolis e era reconhecido no mercado de artes, além de outros objetos de sua coleção privada, o quadro de óleo sobre tela, abstrato, retangular, aproximadamente, com as medidas de 0,80 x 1,80m, de autoria de Roberto Burle Marx.
Além do referido “oléo sobre tela” que foi entregue em consignação, os requerentes da ação, na mesma ocasião, venderam outros objetos de arte, cujo valor de R$ 6.000,00 foi pago pelo marchant através de cheque que retornou sem fundos. O fato levantou a suspeita dos requerentes de que algo estranho poderia também ocorrer com o “oléo sobre tela”. Após o episódio jamais conseguiram retomar o contato com  o marchant,  que se encontrava em lugar incerto e não sabido, desde então.
Após publicação de anúncio em jornal de grande circulação, divulgando o leilão da obra, os representantes dos requerentes entraram com ação solicitando a apreensão da obra.
Processo nº 0383733-55.2015.8.19.0001

Nenhum comentário:

Postar um comentário