Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Eleições 2016

TRE-RJ conclui reunião de planejamento 


Após dois dias de reunião, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro definiu, na quinta-feira (17), os principais prazos e ações que serão antecipados, para evitar que os grandes eventos previstos para o ano que vem prejudiquem o calendário eleitoral. Apresentadas no final do dia, as sugestões dos Grupos Temáticos de Trabalho (GTTs) levaram o coordenador do Planejamento das Eleições 2016, desembargador Antonio Jayme Boente, a comemorar o resultado. Ele, porém, alertou que o processo está apenas no início. "Começamos com o pé direito, mas essa foi apenas a primeira etapa. Ainda há muito trabalho pela frente", anunciou.

As medidas a serem adotadas têm caráter técnico e preveem a antecipação de convênios e parcerias usualmente celebrados com empresas e órgãos públicos para atender à logística da eleição. As sugestões também buscaram ajustes para que tradicionais parceiros do TRE-RJ, como os Correios, não fiquem sobrecarregados nos meses de agosto e setembro, caso estejam engajados na realização das Olimpíadas e Paralimpíadas. A própria antecipação do planejamento das atividades foi considerado um instrumento fundamental para a preparação das eleições.

Outra inovação elogiada pelos GTTs foi o convite para que mais 24 servidores das zonas eleitorais, além dos que integram os grupos, também participassem do planejamento, garantindo uma visão integrada das atividades do tribunal. Os temas debatidos foram a fiscalização das eleições, registro de candidaturas e processamento de representações e reclamações, preparação de urnas, totalização de votos, diplomação de eleitos, prestação de contas, contratação e realização de parcerias, além de captação e alocação de pessoas. O corregedor, desembargador eleitoral Marco Couto, e o juiz Rafael Estrela também acompanharam as apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário