Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Participação de 110 casais

TJ do Rio realiza Casamento Comunitário para PMs 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promoveu na manhã de sexta-feira, dia 3, a quarta edição do projeto “Casamento Comunitário” para policiais militares baseados nas UPPs. Na ocasião,  110 casais  fizeram a conversão de união estável em casamento . O evento foi realizada no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). 
O Casamento Comunitário para os policiais é resultado da parceria firmada pelo TJRJ com a Polícia Militar. A cerimônia foi precedida por uma palestra da juíza Rachel de Oliveira, da 6ª Vara Cível de Jacarepaguá e coordenadora do projeto. Ela  ressaltou a importância do casamento para os noivos, antes deles serem encaminhados para as audiências nas Varas de Família. A magistrada teve a companhia da chefe de Comunicação Social da PM, major Priscila de Oliveira Azevedo, e o coordenador da Unidade Pacificadora do Rio (UPP), coronel André Silva de Mendonça, que desejaram felicidades  aos casais na nova vida.
Sonho realizado
Terminada a palestra, chegou o momento tão esperado para quem compartilhou anos de convivência. A emoção era nítida em cada casal, como a do policial militar Sérgio de Oliveira Fialho e Albeliane Pereira da Silva. Eles convivem há seis anos e comentaram a emoção que sentiam na presença do juiz. Contaram também como se conheceram.
”Deu nervoso na frente da juíza, as pernas tremeram, mas estou feliz por realizar um sonho. Pretendemos ter filhos, ela quer gêmeos, ou trigêmeos. É acelerada”, brincou Sérgio, que estampava um sorriso no rosto. Para completar, Albeliane disse: ”Eu era manicure, e fazia as unhas dele. Tivemos uma aproximação, gostei e me apaixonei. Estamos juntos desde 2010” – revelou Albeliane.
Sorridentes e emocionados, o policial militar Álvaro Bezerra de Araújo e Vanessa Alencar da Costa disseram que realizavam um sonho, construído durante 12 anos de paixão e que já tinha dado frutos. O casal estava acompanhado dos filhos,  Juliano Alencar de Araújo, de 10 anos, e de Mariana Alencar de Araújo, de seis meses.
Álvaro comentou sobre a chance que poder se casar com a  parceria entre o TJ e a PM.
”Tenho tentado casar-me ao longo dos últimos anos, mas sem sucesso. Agora, tudo correu bem e estamos muito felizes. Foi muito importante essa parceria e estamos gratos”. Para completar, o policial militar falou sobre a família, e como regularizar a situação civil é importante: ”É uma tranquilidade agora. Como policial sabemos que nosso dia a dia é incerto, e me preocupo em deixar a minha família em segurança” – contou o policial.
Ao todo, oito magistrados participaram voluntariamente do Casamento Comunitário. Participaram os juízes  Raquel de Oliveira, André Souza Brito, Daniela Brandão Ferreira, Flávia Justus, Gilberto de Mello Nogueira Abdelhay Júnior, Luiz Otávio Barion Heckmaier, Mabel Christina Castrioto Meira de Vasconcellos e Regina Helena Fábregas Fereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário