Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Debate sobre moda

TJRJ vai promover debate sobre moda: cultura e indústria criativa

“A moda aliada às indústrias criativas e culturais” é o tema do seminário promovido pela ONG ‘As Charmosas’, em parceria com o Museu da Justiça, nesta quarta, dia 29 de junho, de 14h às 18h, no Antigo Palácio da Justiça. O encontro vai abordar temas como a criação de uma rede de talentos de favelas e periferias ligados à moda Urbana e Étnica com objetivo de engajar os empreendedores, na sua maioria mulheres negras e jovens, ao mercado formal do Rio.
O seminário visa ainda criar canais de comunicação dos empreendedores com o comércio, as empresas, as indústrias, órgãos associativos, órgãos governamentais e universidades; e incentivar a qualificação técnica e acadêmica visando a introdução do comércio justo, da economia solidária, da legalização e do marketing dos investimentos sempre com o cuidado de preservar a identidade cultural e a história das comunidades pautadas em conceitos de sustentabilidade.
A ONG ‘As Charmosas’ atua desde 2010 e participou do Fashion Business, o maior evento de moda da América Latina, com a coleção Divas do Samba homenageando as mulheres negras empreendedoras do bairro do Engenho da Rainha e das comunidades do Complexo do Alemão e do Juramento. Participou também com 13 marcas de moda Urbana e Étnica da Veste Rio 2016.
A ONG também desenvolve atualmente 30 projetos de capacitação para geração de renda por meio do artesanato e da moda com materiais reciclados e faz curadoria do Projeto Cultural Black na Favela, com ações de música, dança e arte do grafite. Desenvolve ainda oficinas criativas de Moda, fotografia e de DJ para os jovens entre 15 e 29 anos em parceria com Sintecidos filiado à Fecomércio/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário