Cartunista inaugura primeiro abrigo que
vai estimular convivência entre irmãos
O primeiro dos cinco abrigos para crianças e adolescentes, que vão substituir definitivamente a Unidade de Reinserção Social Ayrton Senna, foi inaugurado nesta terça-feira, dia 5, no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte. A instituição foi batizada com o nome do cartunista Ziraldo, que fundou a Biblioteca Menino Maluquinho no local e doou mais de 100 livros da própria obra para ajudar na educação dos acolhidos. Este é o primeiro espaço de acolhimento institucional com o objetivo de estimular a convivência entre grupos de irmãos, na faixa de 4 a 12 anos incompletos.
Cada nova instituição terá capacidade para acolher 20 crianças e adolescentes. A unidade Ziraldo vai receber o primeiro grupo de acolhidos que viviam no abrigo Ayrton Senna. Em março, o juiz Pedro Henrique Alves, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, determinou o fechamento da instituição no prazo de 30 dias devido à superlotação e a transferência das crianças para outros locais.
O restante dos acolhidos da URS Ayrton Senna será encaminhado para os novos abrigos à medida que eles forem sendo inaugurados, respeitando as faixas etárias e os grupos de irmãos. Nos próximos meses, o bairro da Tijuca também deve receber um desses abrigos, que serão administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário