Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 16 de agosto de 2015

Museu da Justiça

Presença indígena no Rio de Janeiro em debate 
O Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promoverá, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o seminário “O Rio de Janeiro continua Índio”, nos dias 20 e 21 de agosto, das 9h às 18h, em comemoração pelos 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro pelos colonizadores europeus. O objetivo do evento, que contará horas de atividade de capacitação da Escola de Administração Judiciária aos serventuários participantes, é discutir a presença indígena no Rio de Janeiro, no passado e no presente.
O professor de Antropologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Marcos Albuquerque mediará o painel “Os índios em contexto urbano e o movimento indígena no Rio de Janeiro hoje”, do qual participarão indígenas que ocuparam a Aldeia Maracanã e, após acordo com o poder público, foram alojados em 20 apartamentos de um condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida. Ele ressalta que não existem políticas públicas, hoje, na cidade do Rio de Janeiro voltadas para os indígenas que, de acordo com o último censo do IBGE já são 16.000 em todo o Estado do Rio de Janeiro, sendo mais de 12.000 na região metropolitana. “O objetivo deste debate é chamar a atenção da sociedade e do poder público para a necessidade de se criar políticas públicas para atender essa população indígena que tem um contingente significativo no Rio de Janeiro”, explicou o mediador.
Para ilustrar essa viagem cultural através dos milênios, o público terá acesso simultaneamente a duas exposições montadas nos salões do Museu da Justiça sobre o tema, sendo uma com perspectiva histórica e antropológica criada pelo Museu do Índio/FUNAI em conjunto com a Comissão Pró-índio/UERJ e a outra sobre arqueologia indígena montada pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB).
O seminário “O Rio de Janeiro continua Índio” acontecerá no Museu da Justiça, Rua Dom Manuel 29, no Centro do Rio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link http://www.tjrj.jus.br/web/guest/riocontinuaindio ou pelos telefones 3133-3766 / 3133-3768/ 3133-1896. Para conferir a programação completa do evento, entre em http://www.tjrj.jus.br/documents/10136/2631120/prog-seminario-indio.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário