Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 26 de julho de 2016

Sarau da Justiça

Música, fotografia, cinema, poesia: homenagem às mulheres negras

A atriz Ruth de Souza, a escritora Conceição Evaristo e a cantora Elza Soares são as grandes homenageadas no próximo Sarau da Justiça, nesta quarta-feira, dia 27 de julho, às 19h. Convidado para fazer a programação, o Coletivo Mulheres de Pedra organizou uma noite totalmente dedicada às criadoras negras, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas e ao Dia de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, celebrados no dia 25 de julho. O evento "Sarau Pedra Pura Poesia - VIVAS", com entrada franca, contará com a exposição "Negras (fotos) grafias", exibição de curtas, recital de poesia, performances artísticas e participação do grupo Maracatamba, de samba e maracatu.
A curadoria da mostra de fotos é de Bárbara Copque e Simone Ricco, e reúne a produção de oito fotógrafas, “mulheres negras que inscrevem seu trabalho na cena cultural carioca e escrevem a história de protagonismos femininos negros na fotografia brasileira”. Na mostra de curtas, será exibido o elogiado "Kbella", de Yasmin Thainá,  "Elekô" e "Quijaua", do Coletivo Mulheres de Pedra. 
A noite tem ainda a participação de artistas como Darlene Santos, Fabíola Oliveira (da Odarah Produção Cultural Afirmativa), Gabriela Azevedo (Trança Terapia), Jurema de Araújo, Monique Nix, Nathalia Grilo, Verônica da Costa, além das poetas do Mulheres de Pedra. Como é de hábito nos saraus, o microfone estará aberto para intervenções artísticas espontâneas.
O Sarau da Justiça tem curadoria do Coletivo Peneira, e de junho a novembro ocupa o antigo Palácio da Justiça com sessões de poesia, música, performance e outras intervenções artísticas. O CEP 20.000 foi o primeiro convidado, em junho. Em setembro, é a vez do Corujão da Poesia. Em novembro, o Sarau do Escritório.
A ação faz parte do programa Cultura é Justiça, e é realizado pela Diretoria-Geral de Comunicação e Difusão de Conhecimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
SARAU DA JUSTIÇA 2016
27/07 – SARAU PEDRA PURA POESIA
21/09 – CORUJÃO DA POESIA
05/11 – SARAU DO ESCRITÓRIO
Sempre às quartas-feiras, 19h, com entrada franca
Antigo Palácio da Justiça – Rua Dom Manuel, 29
Curadoria: Coletivo Peneira

Nenhum comentário:

Postar um comentário