Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Clipe de Animação Mandacaru

Urca Bossa Jazz lança clipe de animação em debate no CCPJ

No ecletismo da banda Urca Bossa Jazz cabem todos os Brasis. E no mês em que se comemoram as festas dos santos com muito arraiá, fogueira e comidas típicas, a banda lança o Clipe de Animação Mandacaru, no dia 28 de julho, às 19h, no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.
O xote para lá de divertido retrata a história do casamento de Madalena, que surpreende o povoado ao falar não para o noivo e... "o resto da história só ouvindo a música", diverte-se o autor da música e letra, desembargador Wagner Cinelli, do TJRJ.
Participam do lançamento do clipe a Banda Urca Jazz, que gravou a música, o estúdio de gravação La Maison e Allan Matias, o ilustrador do clipe. Após a exibição da animação, a antropóloga Rosane Manhães Prado, o compositor e magistrado Wagner Cinelli e o músico e psicólogo Matheus Von Kruger farão um debate sobre "São João, Mandacaru e outras brasilidades". A entrada é franca e as senhas são distribuídas a partir das 18h30.
Cinelli compôs Mandacaru em junho e gravou a música no Dia de São João. A transformação num clipe de animação seguiu a opção do grupo de ilustrar as músicas autorais e dar maior divulgação às criações atingindo o público não só presencialmente, mas também a partir das redes sociais. "Várias de minhas músicas são feitas a partir da observação do cotidiano. Compus o baião Saudades do Raul quando estava chegando o aniversário de 70 anos do Raul Seixas. E, perto do Carnaval, lançamos a marchinha Lava Lava", relembra Cinelli. Para o musico Matheus VK, que empresta sua voz à canção, gravar Mandacaru foi uma experiência maravilhosa. "Mergulhar no universo musical do Nordeste é sempre riquíssimo. Além disso, a bem humorada história que cantamos remete a clássicos como "Coronel Antônio Bento" e "Xote das Meninas", músicas que adoro. "Mandacaru" nasce como se já estivesse no imaginário popular desde sempre", afirma Matheus.
Sobre o fato de os últimos lançamentos não serem nem Jazz e nem Bossa Nova, o músico explica: "De fato, Saudades do Raul é um baião, Lava Lava uma marchinha de Carnaval e Mandacaru um xote. Também tocamos jazz, mas até quando tocamos jazz temos uma preocupação de manter uma identidade brasileira em nosso repertório. Seja por nele incluir músicas como Nanã, do maestro Moacir Santos, seja por fazer arranjos com instrumentos e ritmos brasileiros quando executamos alguns standards de jazz. Aprendi com o maestro Paulo Moura a importância da brasilidade na música".
Sobre a banda
Bossa nova e standards de jazz com o tempero tipicamente carioca. Esse é o sabor do som da banda Urca Bossa Jazz, que tem esse nome porque os ensaios e a escolha dos repertórios ocorrem sob inspiração da vista do bairro, um dos cartões postais mais conhecidos do Rio de Janeiro. Integram o grupo musical Wagner Cinelli (piano); Matheus von Kruger (violão e voz); Bia Falcão (voz e percussão); Tino Junior (sax e flauta); Didier Fernan (baixo); Paulo Criança (bateria) e Laudir de Oliveira (percussão).
A agenda de shows já realizados é extensa e vem consolidando a participação do grupo no cenário cultural carioca. O grupo já tocou na Arlequim (Centro); Centro Cultural Justiça Federal (CCJF); Centro Cultural Poder Judiciário (CCPJ-Rio); Clube Monte Líbano; Design na Praça (evento anual, na Urca, desde 2011); Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa; Iate Clube do Rio de Janeiro; Olinda Rio Hotel (Piano Bar); Midrash Centro Cultural; Rio de Janeiro Country Club; Sesc de Ramos; Teatro da Pequena Cruzada (Lagoa); e Teatro do INCA (Praça da Cruz Vermelha).
Em 2015 e 2016, a banda mergulhou no rock de Raul Seixas, e nas poesias do músico, para lembrar os seus 70 anos de nascimento. O show “Saudades do Raul” ganhou os palcos da Miranda, no Espaço Lagoon, Paris Show, Eclético e Otto Music Hall,  e no Solar de Botafogo, dentre outros.
Serviço:
“São João, mandacaru e outras brasilidades - Festas juninas, origens e símbolos.
Dia: 28/7, às 19h
Local: Sala Multiuso do CCPJ-Rio
Entrada Franca.
Distribuição de senhas às 18h30
Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368

Nenhum comentário:

Postar um comentário