Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Música no Palácio

Pianista americano Mark Damish faz sua estreia no Brasil 


A série de concertos de câmara “Música no Palácio”, realizada pelo CCPJ-Rio em parceria com a Escola de Música da UFRJ, apresentará pela primeira vez no Brasil o pianista Mark Damisch no concerto “Um piano pelo Mundo”. Damish já se apresentou em mais de 40 países e fará sua estreia no Brasil no dia 26 de julho, terça-feira, às 19h, no Salão Histórico do I Tribunal do Júri, localizada no segundo pavimento do Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro (atrás do Fórum).  A entrada é franca e a distribuição de senhas é feita a partir das 18h30.  
Natural dos Estados Unidos, Mark Damisch iniciou seus estudos aos quatro anos, no órgão, no Conservatório de Música Evanston. Fez sua primeira apresentação musical ao piano com sete anos. Em 1974, fez sua primeira turnê pela Europa, como pianista em um grupo vocal que se apresentou com o Coro dos Meninos Cantores de Viena. Nos Jardins de Mirabel, em Salzburgo, ele considerou pela primeira vez a ideia de fazer turnês por conta própria. Desde então ele já se apresentou em mais de 40 países, incluindo Japão, União Soviética, Ucrânia, Israel, Egito, Holanda, África, China, entre outros; tendo se apresentado em importantes lugares, como no Palácio Shuvalov; Klin, na casa de Tchaikovsky; no Iskra, no Mosteiro Nova Jerusalém; Varsóvia no Museu de Jan Paderewski; Kiev, na Ucrânia, na Sala de Concerto Nacional da Filarmônica. Formado em Direito pela Universidade Northwestern, com mestrado em Administração de Empresas. Foi promotor de justiça e atua como advogado.
A série de concertos de câmara promovida pelo CCPJ-Rio, “Música no Palácio”, foi criada em 2011. Desde 2012 tem curadoria da Escola de Música da UFRJ, na figura do seu diretor artístico, hoje representado pelo professor Marcelo Jardim. O programa privilegia a música de câmara, em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais e abriga uma das mais ativas programações de música de câmara da cidade. Seus concertos são apresentados geralmente na Sala Multiuso do CCPJ-Rio ou em salões e tribunais históricos do Antigo Palácio da Justiça, localizado na praça XV, atrás do Fórum. 
No programa do concerto, Mark Damisch tocará: Claude Debussy, Doctor Gradus ad Parnassum; Heitor Villa-Lobos, Polichinelle; Erik Satie, Gymnopedie 1; Norman Dello Joio, Sonata para Piano, nº 3; Aaron Copland, Buckaroo Holiday; Modest Mussorgsky , Quadros de uma Exposição.
SERVIÇO
“MÚSICA NO PALÁCIO” - Concertos de Câmara
Realização: CCPJ-Rio / Curadoria Artística: Escola de Música da UFRJ
Concerto: “Um piano pelo mundo” com Mark Damisch – Estreia Nacional
Programa: Claude Debussy, Doctor Gradus ad Parnassum; Heitor Villa-Lobos, Polichinelle; Erik Satie, Gymnopedie 1; Norman Dello Joio, Sonata para Piano, nº 3; Aaron Copland, Buckaroo Holiday; Modest Mussorgsky , Quadros de uma Exposição.
26/7, terça-feira, às 19h, Salão Histórico do I Tribunal do Júri, gratuito, senhas distribuídas às 18h30, duração 1h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário