Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 29 de julho de 2016

ARC Idiomas: Inglês para quem não quer morrer na praia

A situação é mais do que comum. O indivíduo frequenta vários anos um curso de Inglês, sente-se mal com o rigor das provas e desestimulado com reprovações e acaba se convencendo que não tem habilidade para o aprendizado de uma língua estrangeira. Com larga experiência na área, inclusive tendo atuado em cursos especializados, ao criar o ARC Idiomas, o professor André Regis Carneiro de Salles pensou justamente neste tipo de aluno que requer um atendimento mais personalizado. "Nada temos contra os cursos especializados e suas turmas. Pelo contrário, são excelentes e forma cada vez mais alunos aptos ao domínio do Inglês. Nosso trabalho, no entanto, é diferenciado e tem em vista um outro tipo de aluno", explica o professor André.
O ARC Idiomas possui trabalhos para grupos específicos como os formados por jornalistas, assessores de imprensa, advogados e com grande sucesso os atletas de futebol, técnicos e outros profissionais do mundo esportivo, que precisam dominar bem o Inglês caso queiram ter um sucesso completo no exterior.



1 - Apesar dos questionamentos, vários eventos são realizados no Brasil atraindo muitos estrangeiros. Isso aumenta o interesse das empresas por profissionais de diversas áreas pelo domínio do Inglês. No caso do seu curso, como as pessoas podem fazer caso possuam apenas um inglês rudimentar? E os que já possuem algum domínio?

Sim, felizmente o Brasil está na rota dos grandes eventos, sejam eles esportivos como Formula 1, Copa do Mundo e agora Olimpiadas, ou mesmo culturais, como Lollapalooza, Tomorrowland e Rock in Rio. E claro, cada vez mais, saber um idioma, sobretudo o Inglês, torna-se uma necessidade tão premente que poderia até ser considerado um pre-requisito, para participar  de tais eventos. No caso da minha escola, que na verdade é uma escola virtual, aos interessados passam por um teste de nivelamento, e dependendo do nível, os materiais são selecionados (livros, exercícios, etc) para atender a necessidade especifica daquele aluno. Há também aquele perfil de aluno que por já ter algum conhecimento, não deseja seguir nenhum livro, objetivando apenas desenvolver a conversação ou mesmo a leitura. Neste caso, a aula é então elaborada para esta finalidade. Também temos condições de atender alunos que estão buscando preparação para uma prova de Cambridge (FCE, CAE, IELTS). Leciono ainda para crianças e adolescentes usando jogos, brincadeiras, musicas, e textos. Enfim, temos condições de atender os mais variados perfis de alunos. Esta diversidade é fruto de minha experiencia de mais de 10 anos no ensino da Língua Inglesa e da minha passagem por cursos de idiomas de primeira linha no Rio de Janeiro como Cultura Inglesa e Red Baloon. Vale acrescentar que sou formado pela UERJ e que possuo os certificados CAE (Inglês Avançado), CPE (Inglês Proficiente) e CELTA (Técnicas de Ensino de Língua Inglesa para Adultos) que me dão bastante segurança e confiança para buscar as melhores soluções para os problemas enfrentados no meu dia-a-dia, referentes ao desenvolvimento linguístico de meus alunos. 

2 - O Arcidiomas é para grupos ou também atua como alunos individualmente?

A ARC Idiomas oferece curso para alunos individuais ou em grupos. Atualmente, tenho um grupo formado no INCA.

3 - Qual o endereço do curso? Como fazer para se entrar em contato?

Como se trata de uma empresa virtual, não fazemos uso de um espaço fisico. Os contatos são feitos por telefone: 99697-7703 ou email: arcidiomas@outlook.com

4 - Vocês possuem um projeto especial para atletas, em especial jogadores de futebol, tendo em vista a ida precoce de muitos para o exterior e a dificuldade que encontram de adaptação nos diversos países. Como funciona esse projeto?

Sim temos um projeto especial  não só para atletas como para outros segmentos específicos, como jornalistas, assessores de imprensa, advogados, médicos. É claro que, muitas vezes, não chegamos a detalhes técnicos de uma determinada profissão, mas sim dar ao profissional condições básicas de se expressar em seu mundo profissional. Nosso público, também,  é formado por pessoas em geral de qualquer área profissional, que desejem viajar para o exterior e sintam necessidade de conhecer a língua de forma prática, para que possam de forma minimamente inteligível interagir em situações simples do cotidiano, como ir ao supermercado, ir ao shopping, ao restaurante, pedir informação, enfim, todas as situações a que uma pessoa está sujeita quando se encontra num país estrangeiro.

5 - Há pessoas que não se adaptam a grandes estruturas de cursos, com rigidez como as de antigas escolas e buscam algo mais informal. O ARC Idiomas possui esse mecanismo ou também é pautado em provas, aprovações, etc, que muitas vezes inibe o aluno em seu aprendizado, gerando até mesmo desmotivação pelas reprovações?

Por sermos uma escola que oferece aulas particulares, não exigimos provas ou testes ou qualquer tipo de avaliação (salvo se solicitado pelo aluno). Nossa satisfação é criar condições e um ambiente em que o aluno possa, ele mesmo, sentir seu progresso gradativo, que vai aumentando sua confiança e, acreditamos, sua vontade de aprender cada vez mais. Já tive que lidar com alunos oriundos de cursos de idiomas, que não se adaptaram à sala de aula e ao clima de pressão por causa das avaliações. Há também o problema do tempo que é dado a cada aluno para que desenvolva sua fala. Numa sala de aula com 10, 12 alunos, este tempo é muito reduzido. Já numa aula particular, o aluno é constantemente estimulado a usar o idioma, e o professor pode fazer um trabalho personalizado, corrigindo problemas e oferecendo soluções que sirvam àquele aluno especificamente. Problemas como dificuldade de entender o inglês nos filmes, músicas, etc. Ou excesso de timidez para falar. Seguramente, todos os problemas que mencionei anteriormente são muito mais fáceis de serem resolvidos numa aula particular do que numa escola de idiomas. Felizmente, tenho uma pequena coleção de casos de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário