Comitê da ONU começa nesta segunda-feira, dia 9
A cidade do Rio de Janeiro receberá diversas autoridades da América Latina nos dias 9 e 10 de maio para a realização da Assembleia Geral do Comitê Permanente da América Latina (Coplad) para a Prevenção do Crime. A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e da vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que vai presidir a solenidade.
Na manhã desta sexta-feira, dia 6, o coordenador-geral do Coplad, professor Edmundo de Oliveira, a juíza- auxiliar da Presidência do TJRJ, Maria Tereza Donatti, representantes de diversos setores do Judiciário, do Governo do Estado do Pará e do Centro Cultural do Tribunal Regional Federal reuniram-se para a definição dos últimos detalhes da logística e segurança para atenderem os convidados do encontro durante o evento.
A primeira ação a ser desenvolvida nos dois dias de trabalho da assembleia será a instalação do novo comitê, que vai escolher o tema do relatório sobre a prevenção do crime e justiça criminal. O documento seguirá as estratégias de atuação da ONU e da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Em seguida, o relatório será apresentado no 14º Congresso das Nações Unidas, que acontecerá em 2020, em Tóquio, no Japão. Também será elaborado o planejamento institucional e pedagógico para a implantação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas. A intenção do professor Edmundo é que a sede da Universidade da ONU seja a primeira oficial do país.
O encontro vai desenvolver ainda os projetos de atuação do Coplad na América Latina nas áreas de pacificação para superação de conflitos e formas de discriminação que geram medo e vulnerabilidade na população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário