Liderança impacta resultados do Ensino Básico
Pesquisa revela o papel do diretor escolar na qualidade educacional
O gestor escolar exerce papel fundamental nos índices educacionais. É o que revela a pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), “O impacto da liderança dos diretores sobre os resultados dos alunos das escolas de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro”. A proposta foi a de estabelecerrelações entre as práticas de liderança e o desempenho da escola, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (Iderj).
O levantamento foi finalizado em 2014, com base nos dados colhidos entre 2011 e 2013, pela Escola de Educação da Universidade de Nottingham, com a colaboração de professores do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Compartilhar a liderança com outras pessoas da escola, encaminhar mais alunos ao ensino superior e incentivar a equipe a usar os dados do Saerj em seu planejamento foram algumas características encontradas nos gestores efetivos, que conseguem identificar a necessidade de melhorias individuais e coletivas.
Durante o processo, 1.021 diretores da rede estadual de ensino responderam a um questionário com 163 afirmações distribuídas em três grandes dimensões: ‘Práticas de liderança’, ‘Distribuição de liderança’ e ‘Condições da escola e do clima disciplinar’. Para o resultado geral, foram consideradas as respostas de 744 gestores. Desses, 452, ou seja, 61% mostraram evolução nos indicadores de suas escolas.
A Secretaria de Estado de Educação atribui o avanço da rede a diversos fatores, entre eles a atualização e qualificação do trabalho do gestor, a criação da Gestão Integrada da Escola (GIDE) e o Processo Seletivo Interno.
Atenta à necessidade de qualificação do profissional em contato direto com professores, alunos e comunidade, a Seeduc, em parceria com a Firjan, desenvolve, desde 2012, o MBA Gestão Empreendedora com Ênfase em Educação. Nesses três últimos anos, 577 diretores receberam certificação. Para o próximo ano, a expectativa é formar outros 400.
Outra questão importante para a qualidade e organização das ações escolares foi a criação do Comitê Gide. A Gide é um sistema de gestão que contempla aspectos estratégicos, políticos e gerenciais da área educacional com foco em resultados. Atualmente, 242 agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar (AAGEs) atuam junto aos diretores.
Desde 2011, todos os cargos pedagógicos na Seeduc passaram a ser preenchidos por Processo Seletivo Interno. A seleção consiste em uma prova objetiva de conhecimentos específicos, análise de currículo e experiência profissional, avaliação de perfil e curso de formação. Até o momento, mais de 1.000 gestores foram designados por PSI. De acordo com a pesquisa, os diretores que passaram por essa forma de seleção estão entre aqueles que tendem a compartilhar ou distribuir a liderança escolar; a utilizar dados da avaliação escolar na gestão da escola e a monitorar o desempenho dos alunos.
- Temos gestores comprometidos com uma Educação de qualidade. O estudo reforça o nosso comprometimento em valorizar esses profissionais. Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação só tem sucesso dentro da escola quando os gestores estão envolvidos – destaca a subsecretária de Gestão de Pessoas, Cláudia Raybolt.
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